27.12.10

Bacalhau com broa e azeitonas e o desejo de festas felizes

Bacalhau com broa e azeitonas

Esta é uma publicação que devia ter acontecido antes do Natal. Trazia desejos de uma noite feliz e muitos votos de alegria. Era sobre a certeza de que na minha mesa haveria muitos frutos secos, Bolo Rei e Bolo Rainha, Sonhos de Natal e outros doces e os lamentos e indecisões de não ser capaz de decidir o que fazer para a ceia de Natal (como quem me lê no facebook foi acompanhando). Era. Que a vida tinha outros planos. Entre as quais uma úlcera ocular, um olho tapado e muitas dores. Não cheguei a cozinhar. Estava escrito nas estrelas. A minha indecisão era infundada, portanto. O perú nunca foi recheado e acabou no tacho e no congelador. Os sonhos foram feitos por outras mãos. Alguém pôs a mesa e a decorou. No final não faltou nada e a família provou que qualquer refeição, mesmo a ceia de Natal, se faz bem sem a minha participação.

A minha sugestão para quem, como eu, não adora bacalhau cozido era um bacalhau no forno com broa e azeitonas. Fora de tempo, aqui fica a receita que pode contudo ser feita noutras ocasiões.

Bacalhau com broa e azeitonas

6 porções

6 postas de bacalhau, demolhado (com pele)
2 chávenas broa de milho, esfarelada (só o miolo)
1 cebola grande, em fatias finas
2 dentes alho, picados
18 azeitonas verdes, sem caroço
4 colheres (sopa) azeite
2 colheres (sopa) vinho branco
salsa picada, para servir

batatas com pele e brócolos, cozidos

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Espalhe a cebola, o alho, o azeite e o vinho branco no fundo de um tabuleiro. Disponha as postas de bacalhau. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno durante 10 minutos. Destape, polvilhe com a broa esfarelada e distribua as azeitonas pelo tabuleiro. Leve de novo ao forno para tostar durante 15-20 minutos. Retire do forno. Junte as batatas cozidas, polvilhe com a salsa e sirva com brócolos cozidos e um fio de azeite.