14.12.10

Bolo de gengibre e cerveja preta e um livro da Nigella

Bolo de gengibre e cerveja preta // Gingerbread

Salpicado de açúcar em pó, um mero quadrado de gingerbread pode provocar um turbilhão de emoções. É o Natal que chega sem ser anunciado. Se eu fosse um bolo queria ser este. De gengibre e cerveja preta e umas colheradas de doce para adensar a profundidade das especiarias e da stout. Queria ter este ar sereno e uma cor de chocolate sem a mais leve pitada de cacau. Queria parecer assim só isto e ser quase tudo na primeira garfada. Queria prometer pouco e cumprir um mundo inteiro de promessas por fazer. Este não é um bolo para palatos apressados ou para comer sem companhia. Puxem uma cadeira. Há que prolongar a experiência o mais possível.

Para continuar a falar dos meus livros favoritos deste ano, passo pela "cozinha" (Kitchen) da Nigella. Personagem adorada por uns e olimpicamente detestada por outros, a rainha das ervilhas congeladas (como lhe chamou Nigel Slater) tem na minha estante e na minha existência culinária o seu lugar. Exageros à parte, há poucos trejeitos nigellianos que não me arranquem um sorriso ou uma gargalhada. O livro Kitchen: Recipes from the Heart of the Home é tipicamente Nigella: muita converseta a acompanhar as receitas, grande variedade de propostas, uma introdução muito bem escrita e um gadget Hall of Fame (para non-bimbólicas).

golden syrup

A receita do livro é no original Guinness gingerbread que adaptei ligeiramente diminuindo as quantidades para poder utilizar apenas uma cerveja preta stout de 200ml e metade de uma lata de Lyle's golden syrup (em cima). A quantidade de massa é suficiente para um tabuleiro de 20x25x5cm. A sugestão do livro para acompanhamento é manga fresca ou uma compota de ameixas com canela para tornar este gingerbread numa sobremesa mais sofisticada mas o bolo é perfeito por si só.

Bolo de gengibre e cerveja preta // Gingerbread

Bolo de gengibre e cerveja preta (Gingerbread)

200ml cerveja preta (usei uma "mini" stout)
125g manteiga
225g golden syrup
165g açúcar mascavado (escuro)
3 colheres (chá) gengibre e canela moídos (metade de cada um)
1/4 colher (chá) cravinho moído
225g farinha
1 e 1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
225g sour cream (ou 200ml natas + 1 colher de chá de sumo limão)
2 ovos

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Forre o fundo de um tabuleiro com papel vegetal e pincele com manteiga. Coloque o açúcar, a cerveja, o golden syrup, a manteiga e as especiarias num tacho em lume brando até todos os ingredientes estarem derretidos. Numa tigela grande, peneire a farinha e o bicarbonato de sódio. Retire a mistura de açúcar do lume e mexendo com uma vara de arames, verta sobre a farinha. Bata vigorosamente até obter uma mistura homogénea e sem grumos. Misture as natas com os ovos e bata ligeiramente. Adicione à mistura anterior e mexa. Deite a massa no tabuleiro e leve ao forno 45 minutos ou até estar cozido. Deixe arrefecer completamente antes de cortar em quadrados.

O bolo pode ser feito com uma semana de antecedência e guardado numa caixa, coberto com papel vegetal e película aderente.

28 comentários:

  1. Apesar deste não ser muito o meu género de bolos, como se conservam durante muito tempo tornam-se bem adequados para esta quadra, resultam num presente bem bonito.
    Vou ficar com a receita, pois ainda tenho esperança de ter tempo para fazer uns bolinhos na lata para oferecer.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei a morrer de curiosidade!
    Apetece-me mesmo experimentar!
    Como não sou muito adepta das natas ´será q causa muita mossa a substituição por leite (ou iogurte??)

    ResponderEliminar
  3. Como eu gosto da Nigella... nem todas as receitas me agradam,é certo, mas este bolo deixou-me deliciada, gostei dos ingredientes e da consistência.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Comecei a ouvir um som e vim ver que era... o som vinha daqui e era este bolinho a chamar por mim... :)))
    Aí o que eu gosto de gingerbread...!!

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  5. Cerveja preta e gengibre ora ai está uma combinacäo que me deixa curiosa! Faz-me lembrar o bolo de vinho tinto que é também tipico nesta altura aqui na Alemanha (também ainda näo experimentei...).

    Rute

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto muito do estilo da Nigella, da sua conversa, de como introduz as suas receitas... e num outro livro dela ha tambem uma receita de um bolo com guinness, mas de chocolate, que me deixou curiosa!
    O problema e que fui proibida de fazer bolos la em casa enquanto os q por la estao nao marcharem todos ! :)
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  7. Adorei o aspecto do bolo!
    Quanto à Nigella realmente ou se gosta ou detesta;))eu sou das que gosta das receitas dela, quanto à sua forma de cozinhar e comer...prefiro não comentar!!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  8. adoro a nigella apesar de as vezes nao concordar com algumas das suas praticas:-)
    mas bom o bolo esta bem apetitoso.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Parece ter um aspecto delicioso...HUMMM, mas e o golden syrup? onde arranjar este ingrediente?

    ResponderEliminar
  10. Sónia,
    Costumo comprar o Golden Syrup no supermercado indiano no Martim Moniz mas acredito que pode ser encontrado no Corte Inglês.

    Bj*

    ResponderEliminar
  11. Olá
    gostei muito desta receita. Há alguns anos que fou fiel a uma receita de pão de gengibre que descobri aqui: http://pleasantviewschoolhouse.blogspot.com/2005/10/saturday-hike-and-gingerbread.html, mas agora fiquei com vontade de experimentar esta, que me parece ser bastante mais rica e densa.
    Este blog é um encanto.
    Soraya

    ResponderEliminar
  12. Ola, estou a pensar fazer esta receita que tem optimo aspecto, mas nao tenho golden syrup. Acha que posso substituir por maple syrup? Obrigado. Este blog é uma maravilha.

    ResponderEliminar
  13. Ginja,
    O maple syrup é muito mais líquido que o golden syrup pelo que a substituir eu usaria metade mel + metade maple syrup. Depois diga como ficou. :)

    Bj*

    ResponderEliminar
  14. Suzana, ja fiz o bolo com as indicações do mel e maple. Ficou maravilhoso! Muito aromático e diferente do habitual ca de casa. Apreciámos muito, num lanche com amigos, todos adoraram. Quando arranjar golden syrup de certeza que volto a repetir! Obrigado. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Suzana,
    Nunca vi o golden syrup aqui na minha cidade. Sou de Minas Gerais|Brasil. Posso substituiu o ingrediente por outro? Qual?
    Vi esta receita domingo passado, no GNT e adorei. Fui procurar e cai aqui no seu blog, que por sinal ADORO!
    Beijos =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dani,

      O golden syrup é um xarope de açúcar invertido e pode ser feito em casa. Eu nunca fiz mas guardei esta receita para experimentar um dia: http://www.food.com/recipe/homemade-golden-syrup-substitute-475678 A quantidade é imensa mas calculo que fazer 1/2 receita não tem problema.

      Uma substituição possível é por 50 % mel + 50% maple syrup, que já foi experimentada e resulta. Se você decidir experimentar diga como ficou. ;)

      Um beijo*

      Eliminar
    2. O golden syrup pode ser a glucose de milho tbm. No episódo da cozinha de Nigella, ela disse esse ingrediente! Fica mt bom. Experimente!
      Bjos

      Eliminar
    3. O golden syrup pode ser a glicose de milho. Nigella disse isso em um de seus episódios no canal GNT.
      Fica mt bom. Experimente!
      Bjos;*

      Eliminar
  16. Oi Suzana!
    Acho que vou tentar fazer essa receita, porque tenho dúvidas se encontrarei xarope de bordo aqui. Pensei numa coisa aqui agora: será que se eu usar melaço de cana fica bom??? Você conhece??? É muito comum encontrar aqui na minha região.
    Beijos e obrigada por ter respondido =)

    ResponderEliminar
  17. Dani,

    O melaço de cana deve ficar bem se vc utilizar um quantidade pequena (misture com mel, por exemplo) pois o sabor é bem mais intenso que o golden syrup. Se fizer a receita, conte como correu. ;)

    Um beijo*

    ResponderEliminar
  18. Pode deixar Suzana, conto sim.
    Vou providenciar os ingredientes para fazer o bolo semana que vem e claro, com o link pra cá, pois achei a receita aqui no seu blog lindo =)

    Então, como são 225 gramas de golden syrup vou colocar 90 gramas de melaço de cana e o restante de mel.

    Beijo =)

    ResponderEliminar
  19. Para quem e daqui do brasil vc pode substitui o golden syrup por mel karo integralmente.

    ResponderEliminar
  20. Oi Suzana!
    Tô escrevendo para dizer que o bolo ficou liiiindo, cheiroso, fofinho e fez o maior sucesso. Obrigada pelas dicas.
    Usei como te falei - 90 gramas de melaço de cana e o restante de mel. Nunca vi uma massa tão linda.
    Depois dá uma corrigida lá no preparo, não tem qual o momento que acrescentamos a cerveja. Eu acrescentei na panela, mas depois que os ingredientes estavam derretidos, não sei se foi o certo, mas no final deu certo... kkkk...
    Beijos Querida e um Natal muito saboroso pra você e toda a sua família. Que venha 2013 =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dani,

      Que bom que a receita deu certo e fez sucesso! É um bolo muito muito convidativo pois só os aromas das especiarias são reconfortantes. Sei que agora é Verão no Brasil mas vc tem de fazer também no Inverno. É excelente!

      Já corrigi a receita. Você acertou em cheio quando introduzir a cerveja. Obrigada por me ter avisado. ;)

      Um beijo e o desejo de um Natal muito feliz e que 2013 seja um ano delicioso!

      Eliminar
  21. Boa tarde, vi esta receita a ser feita pela Nigella na TV, procurei na Net e encontrei o seu blog. Já fiz a receitas por várias vezes e é viciante este bolo. Sabor intenso, uma surpresa de sabores na boca, um perfeito bolo de Inverno. Obrigada por ter partilhado e Boas Festas!

    ResponderEliminar
  22. Que delícia de bolo. :) Fi-lo para este Natal e foi um sucesso. O pouco que restou conservou-se realmente uma semana num tupperware sem problema, e o sabor mantém-se intenso.
    Só foi pena ter ficado baixinho, mas julgo que a culpa foi da forma usada ser demasiado larga.
    É óptimo encontrar pequenos tesouros como este pela blogosfera.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!