14.12.10

Bolo de gengibre e cerveja preta e um livro da Nigella

Bolo de gengibre e cerveja preta // Gingerbread

Salpicado de açúcar em pó, um mero quadrado de gingerbread pode provocar um turbilhão de emoções. É o Natal que chega sem ser anunciado. Se eu fosse um bolo queria ser este. De gengibre e cerveja preta e umas colheradas de doce para adensar a profundidade das especiarias e da stout. Queria ter este ar sereno e uma cor de chocolate sem a mais leve pitada de cacau. Queria parecer assim só isto e ser quase tudo na primeira garfada. Queria prometer pouco e cumprir um mundo inteiro de promessas por fazer. Este não é um bolo para palatos apressados ou para comer sem companhia. Puxem uma cadeira. Há que prolongar a experiência o mais possível.

Para continuar a falar dos meus livros favoritos deste ano, passo pela "cozinha" (Kitchen) da Nigella. Personagem adorada por uns e olimpicamente detestada por outros, a rainha das ervilhas congeladas (como lhe chamou Nigel Slater) tem na minha estante e na minha existência culinária o seu lugar. Exageros à parte, há poucos trejeitos nigellianos que não me arranquem um sorriso ou uma gargalhada. O livro Kitchen: Recipes from the Heart of the Home é tipicamente Nigella: muita converseta a acompanhar as receitas, grande variedade de propostas, uma introdução muito bem escrita e um gadget Hall of Fame (para non-bimbólicas).

golden syrup

A receita do livro é no original Guinness gingerbread que adaptei ligeiramente diminuindo as quantidades para poder utilizar apenas uma cerveja preta stout de 200ml e metade de uma lata de Lyle's golden syrup (em cima). A quantidade de massa é suficiente para um tabuleiro de 20x25x5cm. A sugestão do livro para acompanhamento é manga fresca ou uma compota de ameixas com canela para tornar este gingerbread numa sobremesa mais sofisticada mas o bolo é perfeito por si só.

Bolo de gengibre e cerveja preta // Gingerbread

Bolo de gengibre e cerveja preta (Gingerbread)

200ml cerveja preta (usei uma "mini" stout)
125g manteiga
225g golden syrup
165g açúcar mascavado (escuro)
3 colheres (chá) gengibre e canela moídos (metade de cada um)
1/4 colher (chá) cravinho moído
225g farinha
1 e 1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
225g sour cream (ou 200ml natas + 1 colher de chá de sumo limão)
2 ovos

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Forre o fundo de um tabuleiro com papel vegetal e pincele com manteiga. Coloque o açúcar, a cerveja, o golden syrup, a manteiga e as especiarias num tacho em lume brando até todos os ingredientes estarem derretidos. Numa tigela grande, peneire a farinha e o bicarbonato de sódio. Retire a mistura de açúcar do lume e mexendo com uma vara de arames, verta sobre a farinha. Bata vigorosamente até obter uma mistura homogénea e sem grumos. Misture as natas com os ovos e bata ligeiramente. Adicione à mistura anterior e mexa. Deite a massa no tabuleiro e leve ao forno 45 minutos ou até estar cozido. Deixe arrefecer completamente antes de cortar em quadrados.

O bolo pode ser feito com uma semana de antecedência e guardado numa caixa, coberto com papel vegetal e película aderente.