2.12.10

Muffins 'moca' ou café e chocolate, o melhor dos dois mundos

Muffins Moka

Café ou chocolate? Eu escolho o primeiro sem hesitações, sem dramas e sem parar para pensar. Mas compreendo o dilema. Uma espécie de escolha impossível para quem não vive sem café e aprecia sem restrições as boas energias de uma boca repleta de chocolate... Apesar de tudo é o aroma do café acabado de fazer que me traz ao conforto de um momento de felicidade plena. Único e irrepetível. Se é de uma escolha que se trata, escolho café e nada de boca lambuzada. Fico a pensar no dilema. Café ou chocolate? A acreditar em Pessoa, escolho mal. Como o próprio diria come chocolates, pequena; Come chocolates! Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates. Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria. E se se puder ter o melhor dos dois mundos? Entre a metafísica e a religião, café e chocolate em forma de um muffin moca.

Chocolate
Muffins Moka

Muffins moca

12 muffins

200g farinha com fermento
100 gr açúcar amarelo
2 colheres (sopa) cacau
pitada de sal
80 gr manteiga sem sal, derretida
150 ml leite
50 ml café espresso (forte)
1 ovo grande
natas batidas para servir (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180°C. Peneire a farinha, o sal e o cacau para uma tigela grande. Misture o açúcar. Num copo coloque o leite, o café e o ovo e bata. Junte a manteiga derretida. Combine as duas misturas (a líquida na seca). Mexa apenas até obter uma massa homogénea. Deite a massa nas formas de papel e leve ao forno 20 minutos ou até os bolinhos estarem dourados.

As natas batidas são uma opção para servir mas chocolate derretido pode também considerar-se se se quiser reforçar o sabor do chocolate.

13 comentários:

  1. Pois eu hesito...hesito mas decido como tu...com pena, é certo. Ainda bem que esta receita junta o melhor deste Mundo e do Outro! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Ficaram um mimo...gostei dos ingredientes e do aspecto delicioso!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Ah também tenho esses papelinhos do ikea para os muffins! São mesmo amorosos :)

    ResponderEliminar
  4. para mim tinha mesmo que ser um de cada,ou dois ;-D hehehehehehe

    ResponderEliminar
  5. Eu que sou muito gulosa por chocolate não hesito em escolher lambuzar a boca, mas se puder juntar os dois é a perfeição completa
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. A escolha é quase impossível, o café potencia o sabor do chocolate, deveriam ser indissociáveis :)

    ResponderEliminar
  7. Gosto de ambos (chocolate-café) em separado mas, juntos fica perfeito!
    Os muffins ficaram maravilhosos.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Sempre que é possível um dois em um assim tão saboroso, eu prefiro. : ) Adoro!
    beijocas grandes

    ResponderEliminar
  9. Acho que e uma combinacao imperdivel para os amantes de chocolate e cafe. Eu nao bebo cafe, mas nao me importo nada de comer sobremesas ou doces elaborados com ele.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  10. Suzana, lindos os bolinhos! Aqui no Brasil não encontramos esse açúcar amarelo, será que ao usar o branco comum podemos empregar a mesma quantidade? Parabéns pelo blog! Rachel

    ResponderEliminar
  11. Como nos aconchegam estes dois aromas juntos!São perfeitos para estes dias frios!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ai que delícia. Assim no muffin fica muito apelativo misturar o chocolate como o café. agora te confesso que estou aqui olhando tuas forminhas. todas as vezes que voltei na ikea eles nunca tem as forminhas de papel. malditos!! risos.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!