30.12.10

Um livro bonito, um autor especial e o seu crumble de ameixas

Crumble de ameixas // Plum Crumble

2011 já se avista. Fazem-se balanços, reflecte-se sobre o ano que passou e escolhem-se recordações. Tenho a firme convicção de que as listas e os 'top 10' valem o que valem. E os meus são apenas indicativos de estados de alma e de uma cornucópia de vontades na curva de um instante. Nada que valha a pena teorizar ou analisar com minúcia de maior.

Talvez se recordem dos meus livros favoritos de 2010. Ou talvez mantenham um vislumbre das minhas escolhas de 2008. Em comum, um senhor chamado Nigel Slater. Sempre recorrente nas minhas deambulações, receitas e leituras, o homem que diz não ser um chef mas apenas um cozinheiro tem as ameixas como fruta de eleição. E faz os livros mais bonitos. A minha muito singela homenagem vem na forma de um crumble e traz votos de Feliz Ano Novo.

Crumble de ameixas // Plum Crumble

Crumble de ameixas
Adaptado de Nigel Slater, Tender, volume II

6 porções individuais

8-10 ameixas vermelhas (cerca de 700g)
4 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) manteiga

para o crumble:
100g manteiga
150g farinha
50g amêndoa ralada (ou fatiada)
75g açúcar

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque as ameixas sem caroço numa pequena caçarola, polvilhe com o açúcar e distribua a manteiga em pequenos pedaços. Junte 1 ou 2 colheres de água se a fruta não estiver madura e leve ao lume por 2 minutos ou até a fruta começar a amolecer. Verta para uma forma de ir ao forno.

Faça o crumble, desfazendo a manteiga (fria) na farinha com as pontas dos dedos. Junte o açúcar e a amêndoa. Deite 1 ou 2 colheres de água sobre esta mistura e mexa com um garfo (esta operação permitirá que a crosta a formar tenha uma textura mais fofa). Cubra a fruta com esta mistura e coza no forno durante 30-35 minutos ou até o crumble estar dourado.

Sirva morno, com gelado, natas ou iogurte grego (como eu).

Feliz 2011! // Happy 2011!