31.1.11

Assado de Domingo: Vegetais no forno com bacon

Legumes assados // Roasted veggies

O Inverno não tem sido meigo comigo e eu confesso-me farta de frio e chuva. Nada que altere o inexorável sentido da meteorologia, que não cede a rogos nem a lágrimas (ou à falta delas) e que não tem piedade. A minha má vontade com o tempo frio é recente e resulta de vários meses de mazelas, achaques e pequenas doenças que a frustração atribui às temperaturas baixas. Traduz-se num número exagerado de bules de chá fumegante, crumbles acabados de sair do forno e nas incontornáveis sopas. E, aqui e ali, numa pontinha de mau feitio. Os vegetais de Inverno são mais um convite a ligar o forno. Cherovias, cenouras e batata-doce fazem o acompanhamento de mais um assado de Domingo.

Assado de domingo // Sunday Roast

Assar legumes é uma maneira de acentuar o seu sabor natural e permitir que estes ganhem uma textura que doutro modo não teriam. Esta receita pode ser feita com os vegetais disponíveis, por exemplo batatas, funcho, beterrabas ou nabos, e servir como refeição ou como acompanhamento para as mais diversas carnes. O assado de Domingo (como outros) é cá em casa muitas vezes de aves, desta feita de perú. A acompanhar cherovias (também chamadas pastinacas), cenouras e batata-doce com um toquezinho de cominhos.

Legumes assados // Roasted veggies



Vegetais no forno com bacon

Serve 4, como acompanhamento

2 batatas-doce (cerca de 400g)
5-6 cenouras pequenas (cerca de 300g)
5-6 cherovias médias (cerca de 300g)
3 colheres (sopa) azeite
1 colher (chá) mel
6 fatias bacon
pimenta preta moída na altura
pitada de cominhos moídos
tomilho-limão

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Corte as batatas, as cenouras e as cherovias em pedaços sensivelmente do mesmo tamanho. Coza os vegetais em água com sal durante 5 minutos. Retire do lume e escorra. Tempere com pimenta preta moída na altura e regue com o azeite, mexendo o tacho até os legumes estarem cobertos com o azeite. Coloque-os num tabuleiro de ir ao forno e arrume-os (mais ou menos) separadamente. Polvilhe com as folhinhas de tomilho limão e deite os cominhos por cima das cherovias e das cenouras. Leve o tabuleiro ao forno durante 15 minutos. Ao fim desse tempo, retire e disponha as fatias de bacon sobre os vegetais. Leve de novo a assar por mais 10-15 minutos ou até os legumes estarem dourados e o bacon estaladiço. Sirva, colocando o mel nas cherovias e cenouras.