11.1.11

Linguado meunière, uma receita de Ano Novo e a Cozinheira Ideal

Linguados au meunière

Eu não sou de fazer resoluções de Ano Novo. Canso-me só de pensar que preciso de encontrar 12 desejos diferentes, um para cada passa de uva que me conduz de um ano ao outro ao som das 12 badaladas. Repito-me. Entedio-me. Como todos, espero o melhor. Peço saúde, amor e alegria. Mas reconheço que a época se propicia a decisões e anseios. Fico a pensar no que quero de 2011... Percebo enfim que talvez a questão esteja posta do avesso e seja só o pretexto para um arrumar de ideias. A minha receita de Ano Novo é carinhosamente roubada a Carlos Drummond de Andrade e não requer balança ou longas listas de ingredientes. É simples e económica. Não garanto é que seja de execução fácil...

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo,
eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


Os livros são companheiros fiéis. Fazem-nos sonhar quando não temos sonhos, emprestam-nos palavras quando as nossas não saem e fornecem desejos de sobra para o Ano Novo. De uma das estantes que povoam o meu universo retiro Cozinheira Ideal, um dos meus livros favoritos de 2010. Escrito por Alda de Azevedo, este é um livro antigo da Livraria Civilização (o original data de 1948 e a 20ª edição que tenho é de 1974). O meu interesse por livros de culinária de outros tempos só agora começou. Para desespero da minha cara metade. É que as estantes avançam em altura e largura e já não sabemos onde e quando irão parar.

Cozinheira Ideal

Mas voltemos ao livro. São 2550 receitas, um menu por cada dia do ano (365 almoços e 365 jantares), com refeições compostas por diversos pratos. Muitas das receitas surgem com indicações sucintas e por vezes sem modo de confecção ou quantidades precisas. É um livro marcado por uma forte influência da cozinha francesa, embora apresente inúmeros pratos tradicionais portugueses, e uma tendência para a abundância (sobretudo ao jantar) no número e tipo de pratos servidos... No menu do dia 3 de Julho, um dos pratos do jantar é Linguado meunière. Esta é uma receita da cozinha tradicional Francesa, com o seu nome a fazer referência à farinha que cobre o peixe na sua confecção e ao responsável por moer o trigo: o meunier e a sua mulher, a meunière.

Linguados au meunière

Linguado meunière
Adaptado a partir de Alda de Azevedo, Cozinheira Ideal

Serve 2

1 linguado médio (ou 2 pequenos)
3 colheres sopa manteiga
farinha q.b. para polvilhar (cerca de 3 colheres sopa)
1 limão
salsa picada, para servir

Limpe o linguado e tempere com sal e pimenta. Polvilhe abundantemente com farinha e retire o excesso sacudindo o peixe. Numa frigideira, aqueça 2 colheres de sopa de manteiga. Frite o peixe, 2-3 minutos de cada lado. Derreta a restante colher de sopa de manteiga e misture com sumo de limão (a gosto). Sirva o peixe regado com o molho de manteiga e polvilhado com salsa picada. Acompanhe com batatas e brócolos cozidos.