15.2.11

Bolo invertido de ruibarbo ou o fruto do desejo

Bolo invertido de ruibarbo // Upside down Rhubarb Cake

Os indícios são inequívocos. Aqui nasce um botão em flor, ali irrompe um bolbo, acolá desponta uma haste. Corre o boato que falta pouco para que as bancas do mercado tenham outro colorido. É uma conversa de esperança, uma declaração de intenções pouco baseada em factos: um desejo verbalizado que acompanha os que de cachecol e luvas se aventuram todas as semanas por um mercado de rua cada vez mais movimentado. Em rigor, ninguém espera que de um dia para o outro a temperatura suba e a chuva se vá de embora. Entre os cogumelos e os cestos de amêndoas, nozes e avelãs, umas hastes de um vermelho intenso prendem-me o olhar. Avanço em passo de corrida não vá alguém antecipar-se (ou talvez porque bem no fundo não acredito nos meus olhos). Ruibarbo! Vermelhas e longilíneas hastes do fruto do desejo ali ao alcance da mão. Agarro meia dúzia de talos e coloco no cesto enquanto olho em volta. As outras pessoas não demonstram qualquer interesse na minha descoberta e eu faço os possíveis por esconder a emoção. O fruto do desejo é secreto ou não vale a pena, verdade? E quem é que quer saber desta minha paixão? Ninguém, claro.

Ao contrário do que afirma a minha mais secreta convicção, o ruibarbo é um vegetal. Fevereiro é o primeiro mês da estação que se prolonga normalmente até Maio, sendo que o ruibarbo que cresce ao ar livre (e que estará disponível lá mais para a frente) é mais verde que este vermelho criado em estufas e também um pouco menos "doce".

Primeiras flores // Early yellow flowers
Bolo invertido de ruibarbo // Upside down Rhubarb Cake



Bolo invertido de ruibarbo
Adaptado a partir de uma receita original de Waitrose, Fevereiro de 2005

8-10 fatias

para o ruibarbo:
2 colheres (sopa) de manteiga
100g açúcar amarelo
350g ruibarbo, cortado em pedaços

para a massa:
2 ovos
100g açúcar amarelo
200g farinha
1 colher (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
200ml leite + 1 colher (sopa) sumo de limão
80ml óleo de amendoim
½ colher (chá) gengibre moído

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela pequena misture o leite com o sumo de limão e mexa. Reserve. Derreta a manteiga e o açúcar numa caçarola em lume brando durante 5 minutos. Retire do lume, junte o ruibarbo e verta para uma forma de 24cm. Combine a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o gengibre moído e o sal numa tigela.
Bata o açúcar com os ovos até obter uma mistura fofa. Adicione o óleo e a mistura de leite e limão e mexa. Envolva os sólidos para obter uma massa homogénea.
Deite a massa sobre o ruibarbo e alise a superfície com uma espátula. Leve ao forno 30 minutos ou até o bolo estar cozido. Deixe arrefecer ligeiramente antes de inverter sobre um prato. Sirva morno com iogurte.