17.2.11

Embrulhos de massa filo com feta e mel

Embrulhos de feta e mel // Honey Feta Parcels

Diz-se do mundo que é plano. A afirmação não contraria a ideia de que a Terra é esférica simplesmente porque não se refere ao conceito geográfico. O mundo “plano” é afinal uma metáfora para a maior facilidade com que diferentes culturas, países e tradições se têm aproximado com a crescente mundialização, reduzindo distâncias e encurtando diferenças. No campo da alimentação, o mundo plano traduz-se numa enorme oferta de ingredientes vindos dos quatro cantos e onde outros sabores, cheiros e texturas se encontram ao virar da esquina, quase sem sair de casa. Confesso-me mais virada para Oriente nos dias que correm. Quero o doce do mel e o conforto do ouro líquido que o azeite oferece. Quero a delicadeza da massa filo e os orégãos. São os cheiros das especiarias douradas que me chamam pelo nome, as texturas preciosas dos grãos de cuscuz e trigo, as sementes de sésamo que apelam ao sonho e me levam para longe. Queiram seguir comigo na busca por terras gregas de uma resposta às minhas vontades. Vem sob a forma de um presente, embrulhado com carinho e que encerra o doce e o salgado, o estaladiço e o macio, o quente e o frio.

Embrulhos de feta e mel // Honey Feta Parcels



Embrulhos de massa filo com feta e mel
Adaptado de Jamie Oliver, Jamie Does (Greece)

serve 2 como entrada, acompanhado de salada

125g queijo feta, em migalhas
1 colher (sopa) azeite + 2 colheres (sopa) para pincelar
2 colheres (chá) mel + extra para servir
1 colher (chá) orégãos secos
4 folhas massa filo
1 colher (chá) folhinhas de tomilho
1 colher (sopa) sementes de sésamo, tostadas

Misture o queijo feta com uma colher de sopa de azeite, duas colheres de chá de mel e os oregãos.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Prepare a massa filo, retirando uma folha de cada vez e tapando para que a restante não seque. Pincele a massa com azeite e polvilhe com folhinhas de tomilho. Disponha outra folha de massa filo por cima, pincele com azeite e dobre a parte superior sobre a parte inferior para obter um rectângulo comprido. Coloque metade da mistura de queijo no centro desse rectângulo e dobre as margens superior e inferior sobre o recheio. Em seguida feche a parte direita e depois a esquerda (ou ao contrário!), uma sobre a outra. Coloque o embrulho com o topo superior para baixo por forma a fechar com o peso do recheio. Repita esta operação para obter um segundo embrulho. Leve ao forno até a massa estar dourada (cerca de 6-8 minutos). Retire do forno e disponha no prato, regando com mel e sementes de sésamo tostadas. Sirva com salada como entrada ou faça embrulhos mais pequenos se quiser servir como aperitivo.

notas: A receita original faz uma quantidade maior e como as folhas de massa filo usadas são de menor dimensão e cortadas ao meio, os embrulhos são muito mais pequenos que os que fiz. Neste video pode seguir-se esta receita.