19.4.11

Bochecha de porco com vinho do Porto ou o dilema do omnívoro

Bochecha de porco com vinho do Porto

Aquilo a que chamamos comida depende sobretudo da nossa geografia. O conceito de ingredientes locais e sazonais que agora se apresenta como uma das vertentes da alimentação sustentável está afinal no princípio das opções tomadas pelos seres humanos desde sempre: comer o que temos por perto. Como omnívoros que somos, em bom rigor comemos ou podemos comer (quase) tudo, desde alimentos crus a cozinhados, animais ou vegetais e comidas "bizarras". Claro que a noção de bizarro é adquirido e resulta de um contexto cultural em que a identidade, individual e colectiva, se desenvolve a partir das opções alimentares mas também na verdade do ditado "somos aquilo que comemos". Ou será mais correcto afirmar que comemos aquilo que somos?

Na minha ementa, as opções riscadas dizem quase todas respeito ao consumo de carne. Não como coelho, nem cabra. Não gosto de borrego, deixei de comer carne de vaca há anos, dispenso caça... Sou em relação à carne mais exigente e mais esquisita do que em relação a qualquer outra comida. A origem, o produtor e a frescura da carne são para mim cruciais. Compro carne que sei de onde veio e como foi criada. Detesto comprar carne. Uso-a com parcimónia na minha cozinha. Quase sempre em pequenas quantidades. Cozinhar bochechas? Talvez das últimas opções tendo eu escolhido. A minha mãe comprou, deu-me a receita e eu, bem mandada, fiz como a mãe disse. O genro da minha mãe ficou feliz.

Bochecha de porco com vinho do Porto



Bochecha de porco com vinho do Porto

2 pessoas

4 bochechas de porco
2 colheres (sopa) azeite
125 ml de vinho do Porto
1 colher (sopa) tomilho fresco (só as folhinhas), extra para servir
1 dente de alho, esmagado
sal e pimenta preta moída na altura

Tempere as bochechas com o alho, um pouco de azeite, o vinho do Porto e o tomilho. Reserve no frio por 2 horas.

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Retire as bochechas da marinada e procure escorrer todo o líquido da marinada. Aqueça uma frigideira e sele cada bochecha dos dois lados, cerca de 2-3 minutos. Tempere com sal e pimenta. Coloque as bochechas num prato de ir ao forno. Regue com a marinada e o restante azeite e leve ao forno por 20 minutos ou até a carne estar cozinhada. Polvilhe com tomilho. Sirva com curgete assada.