5.4.11

Frutos vermelhos com chocolate branco e menta ou uma sopa doce

Frutos vermelhos com chocolate branco e menta

A Primavera só chega realmente com os primeiros morangos. Pequenos e vermelhos pontuados de verde que em pequenas caixas me arrancam enormes sorrisos. Porque o doce é sempre mais doce quando vem acompanhado de uma leve nota ácida e confortado por um travo de chocolate... Mesmo que batida, a combinação é sempre ganhadora. Há um rasgo de genialidade que nunca deixa de surpreender. Vêm para ficar uns meses e são bem vindos. Os morangos, claro.

Na nossa passagem por Barcelona, há um ano atrás, foi-nos servida uma sobremesa de chocolate branco e fruta (laranja, kiwi e morangos) que ficou na memória. Entre um molho e uma sopa fica a cama perfeita para frutos levemente ácidos. A minha é uma versão de frutos vermelhos, os meus preferidos, mas podem utilizar-se os que se quiser desde que funcionem como um contraponto ao doce intenso do chocolate e às notas frescas da menta.

Frutos vermelhos com chocolate branco e menta



Frutos vermelhos com chocolate branco e menta

3-4 taças, dependendo do tamanho

80 g de chocolate branco, picado
4 colheres (sopa) natas
1 colher (chá) sumo de limão
2-3 folhas de menta (ou hortelã) + extra para servir
1 folha de gelatina
2 chávenas de mistura frutos vermelhos frescos (morangos fatiados)

Demolhe a gelatina num pouco de água fria e reserve. Numa tigela à prova de calor, coloque as natas, o sumo do limão e o chocolate picado. Coloque a tigela sobre um tacho de água a ferver (mas sem a tigela tocar a água). Mexa até aquecer. Retire do lume e continue a mexer até o chocolate derreter e a mistura arrefecer ligeiramente (o chocolate deve estar brilhante e "liso"). Escorra a gelatina e junte ao chocolate. Mexa novamente até dissolver completamente (2 minutos). Pique a menta (ou hortelã) finamente em juliana. Adicione ao molho e verta nas taças de servir. Teste a temperatura. Por esta altura o molho deve estar apenas morno. Aguarde 5 minutos ou até estar à temperatura ambiente. Disponha os frutos vermelhos. Refrigere por 30 minutos a 1 hora. Sirva com folhinhas de menta ou hortelã.

nota: as quantidades de molho de chocolate branco e de fruta são a gosto. As indicações aqui usam mais fruta que chocolate mas podem ser alteradas sem dificuldade.