6.5.11

Chop suey de camarão e ervilhas tortas e uns pauzinhos

Chop suey de camarão e ervilhas tortas // Chop Suey

Chop suey significa literalmente miscelânea. Que é como quem diz, grande misturada. Confusão. Uma valente embrulhada. Se a metáfora é perfeita para descrever as últimas semanas deste lado do Paraíso, abre também muitas portas no que ao prato diz respeito. Frango, peixe, vegetais, marisco ou ovos. Apenas um ou todos à mistura. As possibilidades são intermináveis. Com vermicelli (massa de arroz) ou egg noodles (massa de ovo), cozida ou ligeiramente frita. Como se queira. Venha o molho e tudo se resolve. Já comer com pauzinhos, só com paciência de chinês.

Chop suey de camarão e ervilhas tortas // Chop Suey



Chop suey de camarão e ervilhas tortas
Adaptado da revista Saveurs, n°183 Maio 2011

2 pessoas

8-10 camarões grandes, descascados (em cru)
1 chávena de rebentos de soja
150 g ervilhas tortas
2-3 tiras de pimento vermelho cru, em pequenos cubos
1 dente de alho, picado finamente
2 colheres (sopa) azeite
1 colher (chá) açúcar
1 colher (café) amido de milho
2-3 colheres (sopa) molho de soja
1 colher (sopa) sumo de limão
50 g vermicelli (massa de arroz)

Coloque o azeite e o pimento vermelho numa frigideira larga (ou use um wok). Cozinhe em lume brando por 3 minutos. Junte os camarões e o alho picado e levante o lume. Mexa 1 minuto. Adicione o molho de soja, o açúcar, o sumo de limão e o amido de milho, dissolvido num pouco de água (3 colheres de sopa).

Coza as ervilhas tortas e os rebentos de soja durante 2 minutos em água com sal. Escorra e junte wok. Envolva e deixe o molho engrossar (2 minutos). Mergulhe o o vermicelli na água a ferver. Desligue o lume. Retire o vermicelli da água, junte ao molho e sirva de imediato, com molho de soja extra.

14 comentários:

  1. despertou-me uma vontade súbita de comida chinesa =)

    ResponderEliminar
  2. Está com um aspecto verdadeiramente oriental!!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Como ser confessamente confuso que sou claro que adoro chop suey! Permite mil e uma misturas e mil e uma viagens! Os pauzinhos exigem uma daquelas virtudes de que sinto falta. Muita!
    Um beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo! E há tempo tempo que não lhe ponho o dente....
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto imenso dessas "misturadas", a outra semana fiz mas só com legumes. Foi a primeira vez que usei essa massa, e não correu lá muito bem, cozeu demais, ficou empapada. Para a próxima já sei onde vou ver os tempos correctos.
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Ola! Adorei a receita!
    Não faz muito tempo que me mudei para Portugal e gostaria de saber a onde posso encontrar vermicelli em Lisboa...?

    Obrigada, e beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    É uma receita óptima e deliciosa, ainda mais ilustrada com as tuas excelentes fotografias.
    O vermicelli é o mesmo que rice noodles? Comprei há uns tempos mas os meus parecem maiores e mais brancos, será uma qualidade diferente?

    um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  8. Não fazia ideia do significado de Chop Suey.
    A tua misturada ficou *****
    Há meses que não como comida chinesa, tenho que ir dar uma volta ao meu livrinho :)
    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Nunca me imaginei a fazer Chop Suey, já escrevi no livrinho os ingredientes para comprar e 4 feira (dia mais livre) vai ser o jantar aqui de casa.
    O teu está com um aspecto apetecível... obrigada por esta partilha
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Adoro misturadas com sabores orientais e tenho paciência para comer de pauzinhos :) A comida oriental sabe-me mil vezes melhor se comer de pauzinhos!

    ResponderEliminar
  11. Mais do que a receita gostei do texto que publicaste, muito giro as escolha das palavras.

    Boas receitas!
    Ana Luisa

    ResponderEliminar
  12. Oi...meu blog está nascendo e eu estou à procura de novas amizades para adividir meus momentos e idéias...Se quiser embarcar nessa ..comece a me seguir..eu já estou te seguindo..

    http://cairesss.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Adoro ervilha torta. as da estação ainda nao apareceram por aqui. gosto bem deste tipo de prato, cheio de sabores. e conforto para a alma.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!