6.5.11

Chop suey de camarão e ervilhas tortas e uns pauzinhos

Chop suey de camarão e ervilhas tortas // Chop Suey

Chop suey significa literalmente miscelânea. Que é como quem diz, grande misturada. Confusão. Uma valente embrulhada. Se a metáfora é perfeita para descrever as últimas semanas deste lado do Paraíso, abre também muitas portas no que ao prato diz respeito. Frango, peixe, vegetais, marisco ou ovos. Apenas um ou todos à mistura. As possibilidades são intermináveis. Com vermicelli (massa de arroz) ou egg noodles (massa de ovo), cozida ou ligeiramente frita. Como se queira. Venha o molho e tudo se resolve. Já comer com pauzinhos, só com paciência de chinês.

Chop suey de camarão e ervilhas tortas // Chop Suey



Chop suey de camarão e ervilhas tortas
Adaptado da revista Saveurs, n°183 Maio 2011

2 pessoas

8-10 camarões grandes, descascados (em cru)
1 chávena de rebentos de soja
150 g ervilhas tortas
2-3 tiras de pimento vermelho cru, em pequenos cubos
1 dente de alho, picado finamente
2 colheres (sopa) azeite
1 colher (chá) açúcar
1 colher (café) amido de milho
2-3 colheres (sopa) molho de soja
1 colher (sopa) sumo de limão
50 g vermicelli (massa de arroz)

Coloque o azeite e o pimento vermelho numa frigideira larga (ou use um wok). Cozinhe em lume brando por 3 minutos. Junte os camarões e o alho picado e levante o lume. Mexa 1 minuto. Adicione o molho de soja, o açúcar, o sumo de limão e o amido de milho, dissolvido num pouco de água (3 colheres de sopa).

Coza as ervilhas tortas e os rebentos de soja durante 2 minutos em água com sal. Escorra e junte wok. Envolva e deixe o molho engrossar (2 minutos). Mergulhe o o vermicelli na água a ferver. Desligue o lume. Retire o vermicelli da água, junte ao molho e sirva de imediato, com molho de soja extra.