19.5.11

Espargos e maionese de limão para um prato de peixe

Espargos // Asparagus

Diz-se por aí que verde é esperança. Esperança de dias melhores, de dias maiores, de maiores vontades e melhores momentos. Mais sentidos, mais pensados, mais vividos. Os dias que correm sem se deixarem apanhar, as horas que se esboroam e ficam feitas em nada. O tempo que não se compadece de nós. É a azáfama do fim do ano (lectivo) traduzida em semanas, umas a seguir às outras, em que não se pensa em mais nada. Concentradíssimos. E sem esperança. Não nos concedemos a fraqueza de pensar no que vem depois da tormenta, demasiado presos que estamos no momento. Como se não houvesse outro a seguir. E outro e mais outro. Medo de sonhar com as férias e perder a coragem de continuar sem vacilar. Viver apenas o que está ao alcance da mão. Se da esperança nem vislumbre, fica o verde como mensageiro.

Espargos. Não me lembro de gostar tanto. Estes são os últimos de um ano em que os houve de várias cores e de todos os tamanhos. Brancos, verdes, roxos. Todos à espera de uma companhia que os fizesse brilhar. Simplesmente sós ou como acompanhamento, neste caso de um linguado meunière, a par de uma maionese de limão.

Espargos e maionese de limão // Asparagus and Lemon Mayonnaise

Há uma relação próxima dos espargos com molhos cremosos e de sabor ligeiramente ácido. O envolvimento necessário para uma certa textura crocante a precisar de tempero. Maionese. Perdão, 'fazer maionese'. Duas palavras apenas. Entre elas e o comum dos mortais fica um frasco com um rótulo azul ou verde e o medo da coisa correr mal. Tenho para mim que é um medo infundado. Se pode correr mal? Pode. Mas em rigor é assim com o mais simples dos vinagretes. Maionese, portanto. Gosto da minha feita com azeite. Reconheço que é mais fácil de emulsionar quando se usa óleo. Como entre fazer só com óleo ou só com azeite fica uma infinidade de possibilidades, nada como encontrar um compromisso. É escolher o possível, começando com óleo e passando ao azeite assim que começar a engrossar. Se correr mal, há sempre o frasco...

Espargos e ovos // Asparagus & eggs



Maionese de limão

1 gema (pequena)
1 colher (chá) de mostarda de Dijon
1 colher (chá) sumo de limão, ou um pouco mais a gosto
100 ml azeite extra virgem (ou metade de óleo / azeite)
sal e pimenta preta, moída

Coloque a gema de ovo num copo da varinha mágica. Junte a mostarda, o sumo de limão e uma pitada de sal. Gradualmente, deite o azeite (ou o óleo, caso use) muito devagar e bata com a varinha mágica até começar a engrossar. Continue a bater, mantendo o azeite num fio. Bata apenas até obter uma maionese já emulsionada. Tempere com pimenta e rectifique o sal, caso necessário.

1 molho de espargos, cozidos ao vapor

Sirva os espargos com a maionese.