11.7.11

Cenouras rainbow com cominhos e um arco-íris a descobrir

Cenouras rainbow com cominhos // Cumin Rainbow Carrots

Comer cenouras faz os olhos bonitos. A promessa é parte da minha infância, repetida à mesa a cada prato onde o cor-de-laranja fosse rei: sopas, saladas, estufados. Não que fosse preciso muito para me convencer. As cenouras fazem parte de uma infinidade de receitas e, cruas ou cozinhadas, são sempre bem-vindas porque adicionam cor e textura. Os olhos bonitos prometidos são resultado directo das vitaminas contidas nesta raiz e medem-se sobretudo numa melhor visão, culpa directa (dizem-me) da vitamina A em que são ricas. Promessas à parte, as cenouras novas chegam às cores e gritam por serem usadas de forma simples e sem grandes acompanhamentos. Porque ando as sonhar com as férias, faço-as como tantas vezes as cenouras são servidas por terras dos Algarves: com um arzinho de cominhos e pontuadas de verde. Para comer com pão estaladiço, à conversa. Sem pressas.

Cenouras rainbow com cominhos // Cumin Rainbow Carrots



Cenouras rainbow com cominhos

serve 2, como entrada

250g cenouras (de várias cores)
½ colher (chá) cominhos moídos (ou mais, a gosto)
azeite extra virgem q.b.
flor de sal
coentros picados

Coza as cenouras ao vapor por 8-10 minutos (dependendo do tamanho). Corte-as às rodelas e tempere com flor de sal e cominhos. Deite azeite e mexendo delicadamente até envolver as cenouras. Deixe arrefecer completamente. Polvilhe com os coentros e sirva com pão, como entrada ou para petiscar.

14 comentários:

  1. Uma beleza prometida a cada garfada que se repetisse. Por cá também era assim. E continua a ser. Só mudou a voz que repete a promessa e as garfadas. Hoje é a minha. Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Difícil é a parte das cenouras de diferentes cores, aqui são laranjas ou laranja pálido :) Gosto muito de cominhos e os meus coentros estão a crescer que é uma beleza!

    ResponderEliminar
  3. Num dia de Verão muito tímido aqui no Norte, a visão de umas cenouras aroc-íris foi um bálsamo!... As fotos estão lindas, plenas de sensibilidade!
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Veja isto,vai adorar...

    http://www.latartinegourmande.com/

    ResponderEliminar
  5. Suzana, era exatamente o que eu queria para hoje!

    ResponderEliminar
  6. Belíssimo contraste!
    Está interessada em participar dos Inter Blogs, um projeto meu lá no dcpv?
    Abs brasileiros.

    ResponderEliminar
  7. Nada melhor que colher um fruta, uma verdura... tudo tem um sabor muito especial, sabor de dedicação. Adorei as cores. Abraços, Adriana.

    ResponderEliminar
  8. nunca vi essas senhoras mas olha eu adoro cenouras como cruas ate como snack hehe
    esta uma delicia
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. É com se têm comido cá por casa as que me chegam da horta. Cenouras e cominhos e ainda por cima olhos bonitos... Tudo bem, tudo bem. :)
    Beijnhos

    ResponderEliminar
  10. Em criança também me prometiam que ia ficar com os olhos bonitos se comesse as cenouras, mas na verdade nunca acreditei :P
    Mas a receita parece-me muito boa, bonitas fotografias ;)

    ResponderEliminar
  11. Querida, também cresci com estas crenças. Vc já viu coelhos de óculos? - diziam. Estas tuas cenouras devem ter ficado deliciosas com cominhos. ele tão um toque tão bom aos alimentos.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!