24.8.11

Friands ou financiers e um receita com mirtilos

friands // financiers

Tenho para comigo que há receitas que surgem para resolver problemas levantados por outras. Umas são pensadas sem comprometimentos, sem pressões. E depois há as outras que têm de se ver com os restos, o que sobra ou o que falta, o que é barato, o que precisa de ser gasto. É uma escolha entre a receita higiénica e o lixo. E não há nada que me tire mais do sério que o desperdício. Por isso sou fã de financiers. Ou friands como lhe queiram chamar. Tenho para comigo que se há receita que viu a luz por causa de claras e mais claras a amontoarem-se numa qualquer cozinha, esta foi uma delas. Nada que retire qualquer mérito aos autores ou aos bolinhos propriamente ditos.

A discussão sobre o nome é antiga. Financiers são também chamados Friands na terminologia anglo-saxónica. Alguns defendem que os bolinhos de inspiração francesa (financiers) são apenas feitos com amêndoa enquanto os friands podem levar outros ingredientes como coco ou nozes raladas. Nomes à parte fica a sugestão para quando as claras abundam.

Flores em Paris
friands // financiers



Financiers* de mirtilos
Adaptado a partir de uma receita de Bill Granger, Waitrose Kitchen, July 2011

Faz 12-16 unidades, dependendo do tamanho

115g de manteiga sem sal, derretida
100g de amêndoa ralada
165g de açúcar superfino
65g de farinha, peneirada
1/4 colher (chá) fermento em pó
6 claras ovo grandes
pitada de sal
100g de mirtilos frescos (ou congelados)
açúcar em pó, para polvilhar (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela coloque a amêndoa, o açúcar e a farinha. Bata as claras ligeiramente com uma pitada de sal e incorpore-as nos ingredientes secos. Acrescente a manteiga e mexa apenas até a mistura estar homogénea.

Deite uma colherada de massa em cada forma (previamente pincelada com manteiga e polvilhada com farinha) e deite alguns mirtilos por cima. Coza por 25-30 minutos ou até os bolinhos estarem dourados. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha metálica. Polvilhe com açucar em pó antes de servir.

--

Outros financiers:

Raspberry Financiers Financiers de coco e framboesa // Coconut and raspberry financiers

Financiers de framboesa
Financiers de coco e framboesas

9 comentários:

  1. Que lindos ficaram com os mirtilos! Adorei a receita, e dá mesmo jeito para aquelas claras congeladas :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Mas que bonitos que ficaram...Uma optima sugestão!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Oi! Tudo bem? Adorei seu blog!
    Quando vc tiver um tempinho vem me visitar!
    Ficarei Feliz com a sua visita!
    Bjs!


    http://receitasdatatialves.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Guardo sempre as claras para fazer bolos ou bolinhos. Desperdício é que não dá mesmo :)

    ResponderEliminar
  5. Suzanita,
    Friands ou Financiers pouco importa o nome, para mim são dos bolinhos mais deliciosos que eu tenho comido.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma bela sugestão para aproveitar as claras que tenho sempre congeladas na arca!

    http://obolinhodesabado.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. por acaso nunca fiz mas acho que farei em breve muito breve
    tenho imensas clras no coingelador iam dar um excelente lanche!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. ..e esta linda forminha de papel, floral.tao charmosa como a linda foto. Amo, amo friands. quando for te visitar de novo faz pra mim? saudades amiga.

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito desta sugestão para acabar com as claras no congelador. Parecem deliciosos e devem ser super fofos. Obrigada, vou guardar a receita.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!