13.9.11

Bolo de cenoura e avelãs e (mais) um aniversário

Bolo de cenoura e avelãs // Hazelnut Carrot Cake

As minhas fotografias "de pose" tiradas na escola primária ao longo dos anos têm todas algo em comum: nenhuma mostra uma bata imaculada, um cabelo ordenado ou uma postura composta. De todos os sorrisos perfeitos captados em filme, nenhum acompanha a menina aprumada que a minha mãe esperava ver a cada nova fotografia. [Acabámos, eu e ela, por aceitar que isso era coisa que não ia acontecer.] Pode ser um gancho fora do sítio, um totó mais acima e outro mais a baixo, uma nódoa (ou várias...), uma gola à banda ou um joelho esfolado. O sorriso mais ou menos repleto de dentes acompanha sempre um enorme alvoroço e no papel fotográfico fica a impressão de um metro e meio de gente em constante turbilhão. São fotografias de passagem. Como se coisas mais importantes para fazer existissem para além de posar para uma fotografia de fim de ano lectivo.

Os meus bolos "de festa" encontram-se na mesma encruzilhada. Serão sempre perfeitos desde que não se procure perfeição. E estão seguramente apenas de passagem pois desaparecem à mesma velocidade que os meus anos de vida vão passando.

Bolo de cenoura e avelãs // Hazelnut Carrot Cake

Cenouras e avelãs para um bolo sem glúten e sem lactose que celebrou mais um aniversário. As restrições alimentares são apenas isso. Não impedem que se aprecie a comida ou que as receitas tenham de ser menos interessantes porque quem se senta à mesa tem intolerância à lactose ou ao glúten. Esta receita é adaptada a partir de uma da Popina e usa uma combinação de frutos secos e farinha de milho. Por não ter as quantidades certas dos ingredientes que a receita pede, este acaba por ser um bolo diferente do original com substituições e alguns acrescentos. Veio acompanhado por umas natas sem lactose batidas com açúcar baunilhado e raspas de chocolate amargo e as mais lindas physalis. Afinal é um bolo de festa.

Bolo de cenoura e avelãs // Hazelnut Carrot Cake



Bolo de cenoura e avelãs
Adaptado ligeiramente de Popina book of baking

10-12 fatias

200g avelãs moídas
50g amêndoas raladas
65g farinha de milho
2 colheres (chá) fermento em pó
2 colheres (sopa) óleo de avelã (opcional)
5 ovos, separados
250g açúcar amarelo
3 cenouras médias raladas (cerca de 250g)
2 colheres (sopa) amaretto
1 limão + 1 laranja, raspa e sumo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Misture as cenouras, o óleo de avelã (se usar), o licor, o sumo e raspa do limão e da laranja. Envolva as avelãs e as amêndoas com a farinha de milho e o fermento em pó. Bata as claras em castelo e misture uma colherada na massa do bolo. Acrescente as restantes claras e envolva sem bater. Deite a massa numa forma de base amovível forrada com papel vegetal e polvilhada com farinha de milho. Leve ao forno durante 35-40 minutos ou até estar cozido. Mantenha o bolo na forma até este arrefecer completamente.

Sirva com uma cobertura de açúcar em pó e limão (como na receita original) ou com natas batidas e raspas de chocolate.