1.9.11

Cataplana de peixe e camarão para o último almoço de Verão

Cataplana de peixe e camarão

No meu calendário o Verão acaba quando o mês de Agosto se despede. Vai-se o espírito das férias, o ritmo lento e a sensação de dias sem fim. Arrumam-se cestas, biquinis e chapéus. Por um breve instante fica uma tristeza miudinha que rapidamente se esconde atrás de um "até para o ano" e da vontade de partir para novas paragens. Sinónimo de peixe, o Verão é encerrado com a solenidade e o respeito que o momento exige. Tira-se a cataplana do armário, põe-se a mesa com pompa e circunstância e fazem-se balanços de mais uma temporada junto ao mar.

Como que para reforçar o sentimento de fim de Verão, ontem choveu durante várias horas. Confirma-se o fim de um ciclo e o início de outro. O Outono não tardará em chegar. E essa é a minha altura favorita do ano.

Cataplana de peixe e camarão
Alvor, Portugal



Cataplana de peixe e camarão

3 postas de corvina, em pedaços (sem espinhas)
3 colheres (sopa) azeite
2 cebolas, picadas
2 dentes de alho, picados
400g tomates maduros, picados grosseiramente
1 pimento verde, em tiras
1 folha de louro
75 ml vinho branco
200 g camarão
500 g batatas novas
sal e pimenta preta, moída na altura

coentros picados, para servir

No fundo da cataplana coloque o azeite, as cebolas cortadas e o alho. Deixe cozinhar 2-3 minutos e junte o tomate e o pimento cortado em tiras. Quando o tomate começar a reduzir ligeiramente introduza o peixe e a folha de louro. Adicione o vinho branco e tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Feche a cataplana e deixe cozinhar por 10 minutos, abanando a cataplana ocasionalmente.

Separadamente, coza as batatas novas em água com sal durante 8-10 minutos. Escorra e reserve. Mantenha a cataplana ao lume e (com cuidado) abra a tampa. Junte as batatas e os camarões. Feche novamente a cataplana e cozinhe 3 minutos. Retire a tampa, polvilhe com os coentros picados e sirva na cataplana.