12.10.11

Bolinhos de caranguejo com salada de couve e os anos 80

Bolinhos de caranguejo com salada de couve // Crab Cakes with coleslaw

Ando a trautear uma canção qualquer. Uma daquelas que se mete no ouvido e não há maneira de nos sair da cabeça. Menos mal que a toada dos loucos (e um pouco assustadores) anos 80 não é tão má como os penteados ou a moda que caracterizam essa década do século passado. E eu quase gosto do som dos sintetizadores. Quase. É que isto de ter crescido nos "Eighties" deixa algumas marcas. E se somos o que comemos, também somos a música que ouvimos. We'll always be together / however far it seems / we'll always be together / together in Electric Dreams. Se algum pensamento elaborado existe, não se encontra aqui. Em minha defesa, os Electric Dreams que me povoam a mente são cantados numa versão mais recente pelo David Fonseca e na voz dele tudo soa melhor. We are the music makers and we are the dreamers of dreams.

Com o que é que sonho? Dias felizes e melhores canções. E bolinhos de caranguejo.

Pimentos e sapateira

Os bolinhos podem ser feitos com carne de de caranguejo fresca ou em lata. Uma boa opção é usar as pinças de sapateiras quando se utiliza a sua carapaça para rechear. Estes fizeram uma refeição mas os bolinhos podem ser servidos como entrada ou até como fingerfood se forem feitos mais pequenos. Gosto dos meus com muito limão. Admito que acompanhados de uma maionese não fiquem nada mal. Já a salada prefiro com um vinagrete de mel e mostarda à tradicional maionese. Mas fica ao critério (e gosto) de cada um.

Bolinhos de caranguejo com salada de couve // Crab Cakes with coleslaw



Bolinhos de caranguejo e salada de couve

serve 2, como refeição (ou 4, como entrada)

para os bolinhos:
50g miolo de pão
1 cebola pequena
salsa picada (cerca de 2 colheres sopa)
200g carne de caranguejo (use as pinças das sapateiras ou em lata) 1 colher (chá) mostarda com sementes de mostarda
2 ovos
1 pimento vermelho pequeno (ou metade de um médio)
sal e pimenta preta
pão ralado, para moldar
óleo, para fritar

para a salada
couve roxa (cerca de 1 chávena, depois de cortada)
couve branca (cerca de 1 chávena, depois de cortada)
1 cenoura
2-3 rabanetes, fatiados (opcional)

para o molho:
1 colher (sopa) mel
1 colher (sopa) vinagre de cidra
3 colheres (sopa) azeite extra virgem
½ colher (chá) mostarda com sementes de mostarda

alface, para servir
1 limão, cortado em quartos

Numa picadora, coloque o pão e a cebola e reduza a migalhas. Junte a salsa e triture rapidamente. Deite numa tigela com o caranguejo, a mostarda e o pimento, cortado em cubinhos. Acrescente os ovos e tempere com sal e pimenta. Mexa apenas até obter uma massa homogénea. Reserve no frio por 30 minutos.

Coloque os ingredientes do molho numa pequena caçarola e deixe aquecer. Reserve.

Para a salada, corte as couves finamente. Rale a cenoura e junte à couve. Tempere com flor de sal e regue com o molho. Corte os rabanetes em fatias finas e disponha-os por cima.

Molde os bolinhos com a ajuda do pão ralado. Pode fazê-los maiores ou mais pequenos consoante decida servi-los como refeição ou como entrada.Cubra o fundo de uma frigideira com cerca de um dedo de óleo de girasol e amendoim. Frite cada bolinho 2-3 minutos de cada lado. Sirva com limão em quartos sobre alface, juntamente com a salada de couve.