4.10.11

Salada Niçoise e dias de sol sem fim

Salada niçoise

Num mundo perfeito faz sol e chuva quando nós queremos. Num mundo perfeito a meteorologia acomoda-se à agenda de cada um e aos desejos comezinhos de cada ser humano. Mesmo dos indecisos, como eu. Nesse mundo perfeito, a estação favorita do ano chamada Outono é temperada e vem envolta em dias luminosos acompanhados de uma brisa reconfortante a lembrar o aconchego da casa. Se esse mundo perfeito existe, não se encontra por aqui. Está calor. Demasiado calor. Do Outono prometido sobram alguns marmelos, abóboras do tamanho do mundo e deliciosas maçãs e pêras. Dividem cestas e tabuleiros com pimentos de todas as cores e curgetes cujas plantas voltaram a florir e dar fruto, numa espécie de jet lag sem sair do sítio. A que se juntam os últimos tomates.

Na intersecção do melhor dos dois mundos, o ideal e aquele a que chamamos nosso, faz-se o que se pode com o que se tem. Uma salada para o tempo quente a piscar o olho aos dias mais curtos. Feita em dois tempos que há trabalho que não espera. Comida com a luz quente que entra pela janela aberta a lembrar outras paragens. Apreciada.

Feijão Atum Tenório

A salada Niçoise é (como o nome indica) originária da região de Nice no Sul de França. Existem mais versões do que existem franceses. O essencial da receita muda a cada boca. Uns dizem que todos os ingredientes devem ser crus. Há aqueles para quem jamais se pode usar alface. Para uns a salada Niçoise perfeita é feita com atum. Em lata. Para outros são as anchovas o ingrediente especial. Há os que acham que o feijão verde não pode faltar e os que não a vêem sem azeitonas. Como todos os clássicos, aquilo que é autêntico e o que resulta da passagem do tempo fica pelo caminho à medida que inúmeras versões vão fazendo a sua aparição. Esta é a minha.



Salada niçoise

serve 2, como refeição

6 ovos de codorniz, cozidos e descascados
12 tomates cereja
6 batatinhas pequenas (ou 2 médias)
100g feijão verde
1 lata de atum em azeite (eu gosto de Atum Tenório)
12 azeitonas
salsa picada (opcional)

molho
3 colheres (sopa) azeite virgem extra
1 dente de alho, esmagado com a faca
1 colher (sopa) vinagre vinho tinto
1 colher (chá) mostarda de Dijon

Prepare o molho, colocando todos os ingredientes num frasco de vidro com tampa. Reserve.
Coza as batatinhas em bastante água com sal (5 minutos ou até estarem cozidas). Arranje o feijão verde e coza ao vapor durante 8 minutos. Escorra as batatas e coloque numa saladeira. Junte o feijão verde e o atum escorrido. Adicione as azeitonas e os ovos de codorniz partidos ao meio. Emulsione o molho agitando o frasco. retire o dente de alho. Disponha os tomates cereja sobre os outros componentes da salada, regue com o molho e, se usar, polvilhe com a salsa picada.