6.11.11

Assado de Domingo: Pato no forno com maçãs

Pato com maçãs // Roast Duck with Apples

Lentos e longínquos Domingos. Daqueles em que o relógio fica esquecido sobre um mesa qualquer e as rotinas se estilhaçam por completo. Domingos sem história e ainda assim memoráveis. Dos que são efémeros e raramente nos brindam com a sua existência. Dias em que os almoços se fazem devagar e sem grande atenção. Um olho aberto e outro fechado. A mente perdida por outras paragens. Maçãs, cebolas e o forno ligado. Com grande surpresa descobrimos no prato muitas estórias para contar.

Sem pressas.

Maçãs e cebolas // Apples & Onions

De quando em vez há uma refeição com carne cá em casa. Não acontece muitas vezes e resulta quase sempre de um empurrão alheio. Desta feita, o pato foi trazido pela minha mãe que com saudades de Paris me incitou a cozinhá-lo. Devia ter sido confitado. Talvez para a próxima. Fez-se com maçãs e um cheirinho a alecrim.

A carne de pato é muito rica. O seu teor de gordura é elevado e o sabor pronunciado. É importante incentivar a gordura a derreter por duas razões: para que a pele fique crocante e para aproveitar nas batatas o excesso e conseguir todo o sabor que daí advém. A minha opção por cebolas e maçãs passa por procurar combinar o seu doce e compensar essa "riqueza" toda. Resulta!

Pato com maçãs // Roast Duck with Apples



Pato no forno com maçãs

serve 3-4

½ pato grande (cerca de 1200 g)
sal e pimenta preta moída na altura
½ colher (sopa) alecrim seco (opcional)
3 maçãs
3 cebolas roxas médias
800 g batatinhas

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque o pato num tabuleiro grande com a parte da pele para cima. Com uma faca pique a pele (sem chegar à carne). Tempere com sal e pimenta e "massaje" com a ponta dos dedos para que a pele absorva os temperos. Polvilhe com o alecrim picado (se usar). Asse por 35-40 minutos.

Faça um corte em toda a volta das maçãs (mas sem cortar completamente) para que não rebentem no forno. Corte as cebolas em quartos e cada parte novamente ao meio. Coza as batatas numa panela grande de água com sal, cerca de 5 minutos. Escorra e reserve.

Distribua as maçãs, as batatas e as cebolas no tabuleiro em volta do pato e leve ao forno mais 30 minutos ou até as batatas estarem douradas. Retire do forno e deixe o pato descansar 10 minutos antes de trinchar, coberto com papel de alumínio. Sirva com os acompanhamentos e espinafres salteados.

7 comentários:

  1. Suzana, adoro esses dias,sem horas nem rotinas. O teu assado é perfeito para um dia assim, imagino o cheirinho que ficou na cozinha.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi pato. Não que eu lembre, rs. Mas hoje estava vendo a revista Mais do Pão de Açúcar e encontrei uma receitinha. Meia hora depois, aqui, vejo estas fotos maravilhosas. Será um sinal? Bjo

    ResponderEliminar
  3. Um domingo preguiçoso sem relógio é totalmente retemperador. Então se tiver um destes assados a perfumar a casa... será ouro sobre azul!
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto dos domingos assim: fazem-se devagar. E sabem a pato! :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Perfeito para estes domingos frios e silenciosos que estão a chegar!
    beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. como eu gosto de pato assado.. e este tempo fica mesmo a pedi-lo. com maça tenho experimentar =)

    ResponderEliminar
  7. Que prato fantastico, mesmo digno deste tempo vai chove.. vai faz sol! obrigado pelo partilha.. um beijo da Marmita

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!