1.11.11

Profiteroles para celebrar 1460 dias a escrever, fotografar e comer

Mini pièce montée

Este blogue faz hoje 4 anos. É um prolongamento da mesa cá de casa, um repositório de emoções e um diário escrito entre o estômago e o coração. Quase sempre alegre, raras vezes triste. Nunca indiferente. Representa um lado solar da vida que de tanto querer ser verdade acaba por ser rigoroso. O que aqui se fotografa acaba invariavelmente na nossa barriga e se cá veio parar é porque gostámos. Os lugares e as pessoas que por cá passam fazem desta uma história repleta de detalhes e ficam para sempre na memória de uma mesa partilhada. Um contentamento a que chamamos quotidiano.

E ao 1460º dia é tempo de profiteroles.

Flores brancas // White Flowers

choux+chocolate



Profiteroles
Adaptado de uma receita de Nick Malgieri

faz 24-28 profiteroles

para a patê a choux:
175 ml água
85 g manteiga sem sal
pitada de sal
1 colher (sopa) açúcar
125 g farinha de trigo
4 ovos grandes

1 ovo batido com uma pitada de sal, para pincelar

Pré-aqueça o forno a 220ºC. Coloque a água, o açúcar, o sal e a manteiga num tacho em lume forte até ferver. Retire do lume e adicione a farinha (peneirada) de uma só vez e mexa com uma colher de pau até misturar todos os ingredientes. Leve a lume fraco, mexendo sempre, até a mistura despegar dos lados do tacho. Retire do lume e transfira para uma tigela. Deixe arrefecer ligeiramente e bata com a batedeira eléctrica (com as varas para massa), adicionando gradualmente os ovos (um a um) até a massa estar homogénea. Deite a massa num saco de pasteleiro com um bico liso de 12mm e num tabuleiro com papel vegetal (ou sobre um tapete de silicone) disponha bolas de 2 cm com bastante espaço entre si. Pincele com o ovo. Coza durante 10 minutos e diminua a temperatura do forno para 180ºC. Continue a cozer por mais 20 minutos ou até os profiteroles estarem inchados e dourados. Deixe arrefecer sobre uma grelha metálica.

para o creme de baunilha e maracujá:
225 ml leite gordo
2 colheres (sopa) amido de milho
100 g açúcar
1 ovo grande
2 gemas de ovo grandes
30 g manteiga sem sal
1 colher (sopa) extracto de baunilha
2 maracujás

Dissolva o amido de milho num pouco de leite. Misture o restante leite com o açúcar numa caçarola e leve a ferver. Retire do lume. Bata o ovo e as gemas e combine com a mistura de amido de milho. Lentamente, verta o leite quente nesta mistura e mexa para que os ovos não cozam. Leve de novo a lume brando e mexa até o creme engrossar (mas sem deixar ferver). Retire do lume e adicione a manteiga e a baunilha. Adicione a polpa dos maracujás e envolva. Coloque o creme numa tigela e cubra com película. Refrigere até usar.

para a glaze de chocolate:
Use 200 g de chocolate (da melhor qualidade). Pique o chocolate e coloque numa tigela à prova de calor sobre uma panela de água a ferver (mas sem tocar a água). Quando o chocolate estiver derretido, retire do lume e mexa para arrefecer. Use imediatamente.

Recheie os profiteroles com o creme de maracujá e disponha-os num prato de servir (formando uma "pirâmide"). Verta o chocolate sobre esta peça e sirva de imediato.

26 comentários:

  1. Muitos parabens Suzana pelos belos 4 anos que nos tens proporcionado com receitas maravilhosas e textos recheados de historias e relatos tao bonitos.

    Muitos beijnhos,

    Cacahuete

    ResponderEliminar
  2. Querida Suzana,

    muitos parabéns por estes 4 anos de textos, receitas e fotografias maravilhosas.

    É um gosto passar por cá

    Um beijinho e que venham muitos mais anos cheios de bom gosto.

    ResponderEliminar
  3. Suzana querida
    Muitos parabéns neste 1460º dia ao Gourmets e a ti!
    Tu sabes como eu gosto do teu trabalho ;) Espero poder apreciá-lo durante muitos mais dias e anos.
    Um beijinho com saudades.

    ResponderEliminar
  4. Suzana, como leitora assídua do seu blogue, não podia deixar de a felicitar neste dia. É um prazer visitá-la e encontrar receitas deliciosas e textos e fotografias inspiradores. Obrigada e muitas felicidades. Um beijinho. Ilídia

    ResponderEliminar
  5. Querida Suzana,
    Muitos parabens ao Gourmets e, especialmente, desejo-te a ti muitos parabens, que das a alma a este espaco. E um prazer sentar-me a esta mesa e apreciar as tuas palavras, as tuas imagens, as tuas receitas.
    Um beijinho grande
    Sofia

    ResponderEliminar
  6. Esqueci de escrever, os profiteroles estão lindos e perfeitos com esse recheio.
    Na minha mente essa palavra provém do verbo profiter ;))

    ResponderEliminar
  7. MUITAS FELICIDADES que este blogue dure durante muito mais tempo. Nao tenho sido muito participativa, pois por mutivos de mudanca de pais estive mt ausente, mas prometo estar mais activa no seu blogue.

    bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Não podia deixar de vir dar os parabéns por estes 4 anos de receitas, histórias e fotografias tão especiais. É sempre um gosto passar por cá. Felicidades. Adorei a receita e o recheio com o toque do maracujá.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns por 4 anos de partilha! É sempre um prazer ler os teus textos, ver as tuas fotos tão cheias de sensibilidade e bom gosto. E perceber que fazemos parte desses teus momentos de celebração e de quotidiano, que se vivem à roda de uma mesa.
    Parabéns, querida Suzana. E muitas felicidades!!!
    Babette

    ResponderEliminar
  10. Susana, muitos parabéns pelos 4 anos de vida do seu blogue. É uma verdadeira fonte de inspiração. Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  11. Uma vez tentei fazer massa choux mas a coisa correu muito mal :) Profiteroles são sempre uma boa opção comemorativa. Venham mais 4!

    ResponderEliminar
  12. Parabéns! As tuas fotografias e os teus textos são a molduram perfeita para as receitas que nos ofereces. Sabes que eu sou fã do teu talento: são projectos como o teu que mostram que nem tudo é mediocre e pequenino: um viva ao que é bom!
    Continuarei sempre por cá, à espera de mais. :)
    Bj grande!

    ResponderEliminar
  13. Suzana,
    Parabéns pelo 4º aniversário do blog, pelas lindas imagens, receitas maravilhosas e textos que me atraem.
    Há muitos anos não faço profiteroles, mas eles são sempre apetitosos.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Pondo de parte a dificuldade em decidir-me por um substantivo adequado para me referir a si, utilizo os dois e ficamos todos contentes:

    Parabéns professora Suzana :) o seu blog é inspirador precisamente pela forma como escreve, pelas escolhas daquilo que come e pelo olho que tem para captá-las. O Gourmets está no meu top desde há 2009, quando pela primeira vez o conheçi.

    Espero que esteja tudo bem consigo, e desejo-lhe tudo de bom.

    Um beijinho,
    Catarina

    ResponderEliminar
  15. Suzana,

    Feliz aniversário por estes 4 anos de tanto talento, tanta comida maravilhosa, tantos posts excelentes, tanta dedicação, tanto amor!

    Adorei os profiteroles, mas fiquei mesmo mesmo de orelhinha arrebitada com o creme! Já me imagino a comer uns quantos!

    Um grande beijinho e continuação de muito, mas muito, mais!

    ResponderEliminar
  16. Susaza querida,
    muitos parabéns pelos 4 anos tão bem compostos de textos lindos, belas receitas e fotos perfeitas. É sempre um prazer passar por aqui. Que venham muitos mais dias, e que mantenhas o gourmets como só tu o sabes tão bem fazer.

    Estes profiteroles devem ser divinais, a Beatriz adora estes pequenos miminhos.

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  17. Parabéns pelos fantásticos 4 anos... Que venham muitos mais cheiinhos de maravilhosas e saborosas partilhas...
    Uma ocasião especial merece algo igualmente especial...
    Uma excelente escolha...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns pelo teu blog, adoro festejar e esses docinhos são cá uma tentação... continuam a postar que eu cá estou sempre aqui pra ver. um beijo da marmita

    ResponderEliminar
  19. Muitos, muitos parabéns, é um prazer vir aqui e regalar os sentidos! Um dia ainda hei-de fazer profiteroles... um dia!

    ResponderEliminar
  20. Parabéns pelos 4 anos do blog. Sempre passo por aqui e adoro o blog. Coincidência, meu blog está fazendo 3 anos hoje! Abraços

    ResponderEliminar
  21. Muitos parabéns por estes deliciosos 4 anos de tão boas partilhas e inspirações.
    Uma receita fantástica e bem á altura para esta comemoração

    beijinhos e FELICIDADES!!

    ResponderEliminar
  22. Suzana,
    Muitos parabéns pelos 4 anos. O GA tem sido uma fonte de inspiração, tanto pelas receitas, como pela forma com escreves e as magnificas fotografias que partilhas connosco.
    Só um reparo... 4 anos é muito tempo para se esperar por profiteroles!!

    bjs

    ResponderEliminar
  23. Suzana, que coincidencia termos o mesmo dia de bloganiversario! Parabens e longa vida pro Gourmets Amadores, que é um espaço tão lindo e poético. um beijo!

    ResponderEliminar
  24. Muitos parabéns por estes quatro anos e que venham muitos mais, cheios dos seus belos posts e fotografias!

    ResponderEliminar
  25. Venho atrasada mas chego....para felcitar e desejar muitos, muitos mais dias felizes de escrita solta e barriga farta! Um grande beijinho....o pato e a sopa de cebola deixaram-me a suspirar....não sei se passa! :)

    ResponderEliminar
  26. Querida Suzana,
    Seu blog é um bálsamo pra todos nós, que sempre saímos um pouco mais felizes depois de ver imagens tão bonitas e receitas tão gostosas.
    Parabéns e que venham muitos e muitos anos.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!