25.1.12

Citrinos, gengibre e uma gelatina

Citrinos // Citrus Time Gelatina de citrinos e gengibre // Ginger Citrus Jelly

Vai acontecendo. Acumulam-se aqui e ali em cestos, caixotes e tabuleiros, enviados em alguidares e trazidos em sacos e sacolas por mãos amigas. Vão sendo comidos de manhã e ao almoço, entre dedos melados e boca lambuzada. Reduzidos a sumo. Guardados em conserva, doces e coalhadas. Transformados em bolos. Nada que pareça abalar os incontáveis citrinos que se acumulam pela cozinha. Sol de um Inverno sem chuva e dias de luz a perder de vista. É assim por cá. Não sei se o culpado é o tempo mas as árvores este ano parecem ter frutos sem fim.

Laranjas, clementinas e tangerinas. Estou só na minha aventura em tons de laranja e amarelo. Aqui em casa sou a única que os come. A gata não tolera o cheiro e o Provador é vítima da sua acidez e, com pena, declina. Invento razões para comer mais uma tangerina. Para descascar mais uma laranja. Para juntar umas gotas de sumo, uma rodela de limão. Quando a vida me dá limões e laranjas, tangerinas e clementinas, eu faço gelatina.

Citrinos // Citrus Time

Entre as combinações de citrinos com outros sabores, o gengibre parece ressalvar o que de melhor o limão e a laranja oferecem. É como se houvesse um eco no modo como saboreamos esta mistura de sabores. Aparentemente, a diferença que sentimos entre limão e gengibre é sobretudo olfactiva. É o nariz que nos permite distinguir os dois pois em sabor são muito idênticos, excluindo, claro, o travo final picante do gengibre.

A adição de gengibre fresco é essencial a esta gelatina. Não a vejo como uma sobremesa de adultos. Mesmo os miúdos costumam gostar. Só não é aconselhável dizer. E garantir que a quantidade de açúcar é suficiente para compensar alguma acidez suplementar.

Gelatina de citrinos e gengibre // Ginger Citrus Jelly



Gelatina de citrinos e gengibre

serve 4

3 colheres (sopa) açúcar (ou mais a gosto)
3 colheres (sopa) água
250 ml sumo de laranja, clementina e/ou tangerina
50 ml sumo de limão
2 folhas de gelatina
1 colher (chá) gengibre fresco ralado

2 limões pequenos, em rodelas finas
3 colheres (sopa) açúcar
3 colheres (sopa) água

Demolhe as folhas de gelatina numa tigela de água fria. Faça um xarope com o açúcar e a água até obter um ponto fraco. Retire do lume, junte o gengibre e os sumos de citrinos e mexa. Leve a aquecer ligeiramente e desligue o lume. Escorra a gelatina e adicione à mistura. Mexa e distribua por 4 potes ou copos. Leve ao frigorífico durante 6 horas (ou de um dia para o outro).

Para o limão, coloque a água e o açúcar num tacho em lume médio. Deixe dissolver o açúcar e disponha as fatias de limão. Ferva 3-5 minutos ou até o xarope reduzir. Sirva sobre a gelatina.

16 comentários:

  1. Cá em casa estou com o mesmo "problema":) Os citrinos continuam em força! Obrigada por esta sugestão :) um beijo

    ResponderEliminar
  2. Esta época de tangerinas e clementinas é a que me permite matar a vontade delas, porque apesar de durante o ano podermos encontra las nada bate a doçura quando está na altura delas.

    uma sugestão deliciosa!!!

    bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa não faltam citrinos. As árvores estão carregadinhas. Vão saindo sumos naturais, temperos, bolos. Esta sugestão será apreciada :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Quem me dera ter citrinos em excesso! Ser de familia citadina (e viver na cidade) também tem as suas desvantagens: não há quem nos envie o que a terra dá, cultivado biologicamente com amor e carinho e, portanto, quase tudo tem que ser comprado :(

    Nesta altura do ano dedico-me principalmente às tangerinas, clementinas e limões. De forma comedida que o aumento do IVA não permite excessos. Mas não faltam bolos, coalhadas, iogurtes, saladas e outros petiscos... Gelatina nem por isso, o senhor-cá-de-casa não gosta da consistência :s

    ResponderEliminar
  5. Tenho de experimentar. Por aqui também abundam as tangerinas e os limões ;)

    ResponderEliminar
  6. Em casa tb estou com o mesmo problema... Parece que as tangerinas descobriram uma forma de se gerar espontâneamente e eu não sabia o que fazer com elas.
    Esta é uma óptima ideia.
    Obrigada pela receita
    beijinhos
    rita

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha essa gelatina! Por cá a casa foi invadida por citrinos caseiros!

    ResponderEliminar
  8. Gostei banstante da gelatina, já estou a imaginar o aroma que ficou... adoro citrinos e gengibre ainda mais.

    ResponderEliminar
  9. Também tenho excesso de limões e laranjas e vou experimentar esta gelatina. Sei que dizes que o gengibre é essencial mas eu não o tenho, aconselhas qualquer outra especiaria? ;)

    ResponderEliminar
  10. Ameixinha,

    Eu usei o gengibre fresco (que é muito diferente do gengibre em pó) e não estou a ver que possa ser substituído. O que eu faria, por exemplo, era usar uma colherada de vinho do Porto (ou outra bebida a gosto) no final do xarope de açúcar e assim garantir mais uma camada de sabor. ;)

    ResponderEliminar
  11. Sou louca por cítricos, Suzana, e as tuas gelatinas ficaram lindas!

    ResponderEliminar
  12. Vou nessa do Vinho do Porto ;) Depois digo se ficou bom! Obrigada.

    ResponderEliminar
  13. Amiga, que lindas com gengibre. pois nunca misturei os dois assim, em gelatina. fiquei bem curiosa quanto ao sabor. e amei a descriçÃo - sol de inverno. saudades.xx

    ResponderEliminar
  14. Acha que o tipo de açúcar influencia? É que só tenho açúcar amarelo... fico a pensar se não ficará diferente. beijinhos e obrigada :)

    ResponderEliminar
  15. Cristina,

    É natural que o tipo de açúcar altere um pouco a aparência e o gosto mas não vejo problema em usar açúcar amarelo ou mel. Prove e ajuste em função do próprio doce e acidez da fruta que está a usar. Depois diga como ficou. :)

    Um beijo

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!