5.1.12

Tronco de Natal e os desejos de Ano Novo

Tronco de Natal // Bûche de Noël

É comum eu cantarolar. Sai desafinado, com ritmo errado e sem obedecer à melodia. Por estes dias, I wish you love toca incessantemente na grafonola e eu vou trauteando, fora de tom, no retorno à vida quotidiana e aos dias de trabalho: I wish you health / But more than wealth / I wish you love. São votos de saúde e prosperidade mas é sobretudo o desejo sincero de amor. Dito assim é quase piroso. Como se o amor alguma vez fosse banal ou corriqueiro. Aquilo em que se tornou o "amor" telenovelesco e outras moranguices bieberianas. É que o amor pode ser kitsch, pode ser trágico ou mesmo platónico mas nunca é indiferente.
[pedimos desculpa pela interrupção, a culinária segue dentro de momentos]
No rescaldo das desconferências sobre dinheiro, amor e política (a que assisti na semana passada no S. Luiz) e com 2012 em pleno arranque, sobra-me em questões o que me falta em resoluções de Ano Novo. Nada de novo, portanto. Escolho o amor. Parece-me o melhor investimento e uma declaração política importante nos tempos que correm. Informo contudo que o retorno não é garantido e as ideologias já não são certeza da salvação. Seja lá isso o que for. [/reflexão de Ano Novo]

Decido fazer um bolo enrolado. É um risco assumido no salto entre margens de outras tentativas falhadas. Haja esperança (ou inconsciência) que me valha. Com tudo o que pode correr mal e dar para o torto, percebo que lhe chamem "torta". Nesta altura do ano, à torta chama-se tronco e vem com folhinhas de chocolate negro, branco e de leite. Isentada à partida da obrigação de um resultado "direito", avanço.

garfos // forks

Chocolate e castanhas fazem a combinação de sabores para um dia de Inverno e são convidados de uma chávena de Earl Grey ou finalizam um almoço de Ano Novo em família a acompanhar um café e dois dedos de conversa. Encerra-se o período das festas. É tempo de arrumar a loiça com azevinhos e outros motivos natalícios. Até para o ano. Com desejos de felicidade e alegria para 2012. I wish you bluebirds in the Spring / To give your heart a song to sing / And then a kiss, but more than this / I wish you love ♬.

Eu e as tortas temos uma relação de falhanços clamorosos. Ora não enrola e dá um bolo de camadas, ora parte e não dá bolo nenhum. Depois de experimentações várias, as sugestões de um percurso de tentativa e erro são: espalhar bem a massa para que fique numa camada fina, não cozer demasiado o bolo e enrolá-lo em quente. Dito isto, acho que é sobretudo uma questão de confiança. E não colocar demasiado recheio.

Este meu bolo enrolado, recheado de creme de castanhas e natas, serve de coisa doce para o desafio proposto pelo Cinco Quartos de Laranja, com o tema Coisas doces para saborear até ao dia de Reis, em conjunto com a RAR Açúcar.

preparativos do Natal // Christmas preparations
Tronco de Natal // Bûche de Noël



Torta de chocolate com recheio de castanhas

para o bolo:
5 ovos, separados
2 colheres (sopa) açúcar amarelo
2 colheres (sopa) cacau em pó
2 colheres (sopa) farinha sem fermento
1 colher (sopa) amido de milho (maizena)
2 colheres (sopa) açúcar branco + extra para enrolar
1 colher (chá) extracto de chocolate (opcional)
pitada de sal

250 g creme de castanhas (uso Crème de Marrons de l'Ardèche)

200 ml natas para bater
1 colher (sopa) açúcar branco
½ colher (chá) extracto de baunilha

açúcar em pó para polvilhar
folhas de chocolate (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Peneire a farinha, o cacau e o amido de milho e reserve. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Quando começar a formar "castelos" adicione o açúcar branco, uma colher de cada vez, batendo entre cada adição. Deve obter um merengue brilhante. Prepare o tabuleiro de 30x40 cm com papel vegetal (fixe o papel com um pouco de merengue em cada ponta), pincele com manteiga e polvilhe com um pouco de cacau. Numa tigela grande, bata as gemas com o açúcar amarelo até obter uma mistura esbranquiçada. Junte os ingredientes secos e mexa. Adicione uma colherada de merengue e bata para tornar a massa mais fácil de trabalhar. Envolva o restante merengue sem bater. Espalhe a massa no tabuleiro e alise com uma espátula. Procure ficar com uma camada de massa fina e homogénea. Leve ao forno 10-12 minutos. Retire do forno e vire sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar, remova o papel vegetal e enrole o bolo (sem recheio) com a ajuda do pano a partir do lado maior.

Bata as natas até estas começarem a engrossar. Junte o açúcar e por fim o extracto.

Desenrole o bolo. Barre com o creme de castanhas e espalhe as natas por cima. Deixe uma margem de 3-4 cm a toda a volta e volte a enrolar. Reserve no frio até servir. Apare as pontas com uma faca de serrilha, polvilhe com o açúcar em pó e enfeite com as folhas de chocolate (se usar).