9.1.12

Uma sopa de raiz de aipo com maçã para almoçar

Sopa de raiz de aipo com maçã // Celeriac Soup

O ano arranca e eu faço sopa. É assim a cada início de 365 ou 366 dias. E sabe bem. Tanto ao palato (fustigado por refeições e celebrações sem fim) como à alma (necessitada de horas mais calmas). Um silêncio de eterno retorno à vida quotidiana. Ao contrário da maioria das pessoas, que ficam nostálgicas e tristes, eu gosto do final das festas. Aquele momento em que se arrumam os brilhos e as loiças festivas e a casa volta a ser dominada pela rotina e pelos livros. Numa sensação reconfortante de normalidade.

Os meus almoços de semana são invariavelmente compostos por sopa e fruta. É uma refeição conveniente, saudável e rápida comida na mesa da cozinha com o sol a entrar sem pedir licença. Everyday food. O que não quer dizer que a coisa seja enfadonha e sempre igual. No Inverno, as raízes são opção privilegiada. Desta feita, raiz de aipo, aromática e de sabor forte. Para aquecer dias frios e lembrar um livro com comida de todos os dias. River Cottage Every Day de Hugh Fearnley-Whittingstall é um livro cheio de receitas simples e um dos meus preferidos de 2011. Comida para celebrar o quotidiano.

Sopa de raiz de aipo com maçã // Celeriac Soup



Sopa de raiz de aipo com maçã
Adaptado de River Cottage Everyday, Hugh Fearnley-Whittingstall

serve 6

2 bolbos de raiz de aipo médios, em cubos
2 alhos franceses médios, fatiados
1 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
1 batata grande, em cubos
2 colheres (sopa) manteiga
1 l caldo vegetais (ou de frango)
sal e pimenta preta moída na altura

1 maçã fatiada finamente
1 colher (sopa) manteiga
pimenta preta moída na altura

Coloque a manteiga e os vegetais numa panela de fundo grosso. Tape e deixe alourar em lume brando por 5 minutos. Mexa ocasionalmente. Junte o caldo e tempere. Cozinhe durante 15-20 minutos ou até estar cozido. Reduza a puré com a varinha mágica. Rectifique o tempero se necessário.

Faça a maçã, colocando a manteiga e as fatias numa frigideira anti-aderente. Mexa 2 minutos ou até começar a caramelizar (mas sem as fatias de maçã perderem a forma9. Sirva sobre a sopa e polvilhe com pimenta preta.