24.3.12

Bolinhos de salmão e batata

Bolinhos de salmão // Fishcakes

Alguém me diz que já é Primavera. Hoje, amanhã, ontem ou depois. Chegou? Há tantos dias que faz sol nesta terra que já perdi a conta das estações. Mas os sinais estão por aí. É segui-los por entre os primeiros morangos e as fugidias favas e ervilhas (que este ano tardam em chegar) e as flores que caem das árvores a anunciar novos frutos. Não é tarde nem é cedo. Celebrar a passagem inexorável do tempo. E as horas dos dias mais longos. Ou a perspectiva de curgetes e tomates e as saudades que já tenho.

Faço bolinhos de batata e salmão para o almoço. Gosto deles assim mais pequenos. Acompanhados de uma salada de agrião e rabanetes estaladiços. De certeza que já é Primavera?

Rabanetes e batatas // Radishes & Potatoes
Bolinhos de salmão // Fishcakes



Bolinhos de salmão e batata

faz 4-6 bolinhos (dependendo do tamanho)

3 cebolinhas novas, picadas finamente
2 batatas médias (cerca de 250g)
raspa de 1 limão pequeno
1 colher (sopa) cebolinho picado
1 colher (sopa) azeite
250 g salmão (sem espinhas, nem pele)
125 ml leite
1 folha de louro
pimenta preta

Coloque o salmão com o leite, a folha de louro e a pimenta num tacho pequeno. Tempere com sal. Coza o peixe por 5 minutos. Deixe arrefecer e desfaça ligeiramente em lascas. Reserve. Coza as batatas em água com sal durante 10 minutos. Escorra. Leve o tacho de novo a lume brando e esmague as batatas. Deixe arrefecer e acrescente as cebolinhas picadas, a raspa de limão e o cebolinho. Envolva o salmão na mistura de batata. Forme 4-6 bolinhos. Aqueça o azeite numa frigideira anti-aderente e cozinhe os bolinhos (3 minutos de cada lado). Acompanhe com salada de agrião e rabanetes. Sirva com maionese de limão (opcional).

--
{ outros bolinhos salgados }
Bolinhos de caranguejo e salada de couve
Cogumelos com bolinhos de batata e molho de iogurte

Bolinhos de caranguejo com salada de couve // Crab Cakes with coleslawCogumelos com iogurte // Mushrooms with yoghurt dressing