17.3.12

{Convidei para jantar} Chefs e cozinheiros

Convidei para jantar Chefs e Cozinheiros

"Convidei para jantar". E eles vieram. Chefs e cozinheiros. Vindos daqui e d'além mar. Visitaram a casa de quem os convidou e foram servidos dos mais deliciosos petiscos. As histórias ficam para ser contadas pela voz e à mesa de cada uma destas refeições especiais. Querem conhecê-los melhor e saber o que foi o jantar?

A Ana, mentora deste projecto, começou por convidar para a sua Padaria Julia Child. Num festa de muita conversa "com café e champanhe em honra da Rainha de Sabá e do seu bolo". A escolha recaiu sobre o Queen of Sheba cake, o bolo de chocolate e amêndoas que Julia Child dizia ser o seu preferido.
E como nenhuma edição dedicada a Chefs e cozinheiros pode terminar se o seu adorado, a Ana convidou ainda o Chef Heston Blumental, a quem num jantar cheio de livros antigos serviu Galinha em Potagem à Francesa.
--

A Ginja recebeu em sua casa, no Ananás e Hortelã um convidado especial chamado Anthony Bourdain para um jantar de família em que o petisco de eleição foram umas excelentes pataniscas de bacalhau. O conhecido chef e apresentador do programa No reservations nunca mais as esqueceu.
--

A Su convidou para a sua Suvelle Cuisine a mais especial de todos os chefs numa sentida homenagem: a sua Mãe serviu-se de uma Tarte de Cogumelos Cremosos em Massa Filo que lhe terá certamente arrancado um sorriso.
--

A Marmita abriu a porta a um chef britânico com o coração em Itália. Jamie Oliver jantou um risotto de polvo e coentros num compromisso entre o mar Português e o arroz italiano, depois de um périplo pela horta lá de casa.
--

A Pammy organizou no seu Menu Verde um jantar especial para o cozinhador João Carlos Silva, a quem serviu a sua deliciosa e bonita Sopa de peixe, inspirando tranquilidade e fazendo a festa com amor.
--

No Frango do Campo há sol, calor e um convite para almoçar que o Chef Chakall aceitou sem pestanejar. Tinha um salteado de porco com legumes e uma mesa colorida à espera para uma refeição em que se falou de tudo.
--

A Babette fez uma bonita Bebinca, um doce indiano, para o Mestre João Ribeiro, o famoso Chef de cozinha do Hotel Aviz, autor de um dos livros de culinária mais cativante e precioso da sua biblioteca.
--

A Alice recebeu na sua Cozinha Maravilha uma convidada especial. Sophie Dahl apareceu para um chá e uma fatia de bolo de limão acabado de sair do forno e ficou para jantar um salteado de legumes com um toque oriental.
--

No seu blogue O Bolo da Tia Rosa, a Mané convidou para um jantar leve uma grande Senhora da Culinária Portuguesa: Maria de Lourdes Modesto comeu e apreciou um delicioso creme de abóbora com hortelã e requeijão.
--

A Manuela na sua Cozinha é a Cores recebeu o chef que revolucionou as suas sopas. Henrique Sa Pessoa chegou para uma Sopa de courgettes e pêra rocha que à mistura com bom vinho e boa conversa o fez esquecer a sobremesa.
--

Na Oficina das Papitas, a Maria convidou para um Fettuccine all'Alfredo o próprio chef Alfredo di Lelio. O convidado trouxe um excelente e tentador tiramisú para sobremesa e quis saber tudo sobre esta versão do seu famoso prato.
--

A Patrícia do blogue food with a meaning convidou Sophie Dahl para jantar e a convidada insistiu em fazer o jantar, uma vez que chegou muito antes da hora. Comeram Sopa de abóbora, bróculos e linguiça e conversaram sobre tudo e sobre nada.
--

Na sua Confeitaria, a Cristina serviu uma fatia generosa de Bolo Piña-Colada e uma história a Maria de Lourdes Modesto.
--

A Carla no seu blogue De Cozinha em Cozinha passando pela Minha recebeu para jantar duas senhoras que sempre a fizeram sonhar com os seus livros: Joanne Harris e Fran Warde chegaram para um saboroso jantar de Galinha assada com batatinha, legumes assados e arroz de frutos secos, onde se trocaram histórias e receitas em amena cavaqueira.
--

A Vera convidou Jamie Oliver e anunciou-lhe E hoje para jantar temos... Carne de Porco à Alentejana, um prato típico português, com cheiro de mar. Depois do jantar foram ouvir ouvir a Naifa e gozar a música.
--

No seu Acre e Doce, a Ilídia cozinhou uma refeição minimalista para um convidado muito especial. O senhor Mark Bittman, consagrado colaborador do New York Times conhecido como 'O Minimalista' jantou um Caldo de peixe à moda do Pico e bebeu numa tigela o caldo em que o peixe é cozido.
--

A Susana no seu blogue Belina da Ilha recebeu Jamie Oliver com uma Pizza up side down de salmão fumado, depois de o levar numa visita pela bonita horta onde os legumes e as ervas aromáticas crescem felizes em Angra do Heroísmo, nos Açores.
--

Na sua panela sem (de)pressão, a Guida soube sempre quem ia convidar para jantar. O chef Hélio Loureiro foi recebido com um embrulho de massa filo recheado com pato, cogumelos, passas de figo e chouriço de Quiaios e acompanha com couves de bruxelas e bacon tostado, compradas no mercado das Caldas da Rainha. Uma refeição especial.
--

A Ana Rita, no seu blogue Bembons, convidou para um Serão Bem Disposto Nigella Lawson. Uma fatia (ou várias) de um Bolo 7Up para um chá de Erva Cidreira e um passeio pelo Alentejo e pela hospitalidade portuguesa.
--

A Moira pensou longamente em quem convidaria para uma Tertúlia de Sabores mas foi em conversa com Fátima Moura que decidiu. Uma magnífica Empada de Alheira, Espinafres e Cogumelos para receber Maria de Lourdes Modesto em singela retribuição pelo seu trabalho em prol da Cozinha Portuguesa.
--

My Measuring Cups é o blogue da Mea em que ela convida o Chef Curtis Stone para uma refeição simples. Um prato de frango estufado com esparguete cuja receita passou de geração em geração foi prontamente apreciado em boa companhia.
--

No Olhapim há Receitas do Alentejo e Apontamentos sobre gastronomia e uma simpático convite que tenho de agradecer pessoalmente. É que o Olhapim convidou-me para um chá em que houve Amêndoas de Páscoa com especiarias [ Gengibre, cacau e canela ]. Obrigada!
--

A Sofia convidou Tessa Kiros No reino da Prússia e o resultado foi uma refeição com as crianças e os adultos a regalarem-se com frango de churrasco, um arroz de couve frisada e uma salada de alface, tomate e cebola, temperada com azeite, sal e oregãos.
--

A Manuela no seu Cravo e Canela - Uma cozinha no Brasil recebeu Jamie Oliver em pleno Alentejo. O chef britânico adorou tudo (claro!), especialmente o um jantar de lebre com feijão e cominhos e nunca se esquecerá da sobremesa: Sericaia!
--

Um enorme e caloroso obrigada a todos por este conjunto espantoso de participações!

A 3ª edição do projecto "Convidei para jantar" está a partir de hoje na Suvelle Cuisine. Vamos até lá saber qual é o tema que a Su escolheu para este mês?