16.4.12

Pão de Soda com sementes para um viajante

Pão de soda com sementes // Soda Bread

Viajar é abrir a porta do mundo. Escancarar janelas para tantas realidades que os dedos das mãos não chegam para as contar. É sonhar acordado com lugares e pessoas que a distância e o tempo fazem por afastar. Ter alma de viajante é pensar no próximo destino com um olho no seguinte. É apostar que os obstáculos são também parte do caminho e viajar é superá-los. É querer dar a volta ao mundo.

Quando eu era miúda prefira ler a ver televisão. As possibilidades da palavra escrita nas páginas dos meus livros ganhavam aos pontos à realidade fixa do ecrã. O que eu queria era poder construir na minha cabeça os cenários que lia, sem outras imposições. Imaginar as personagens, pintar-lhes uma cara e dar-lhes uma voz. Dos desenhos animados guardo a emoção da imagem e do som em passo acertado e o esquecimento das deixas e da estória. A não ser que por detrás dos bonecos houvesse um livro. Um livro a sério. Empolgante e cheio de aventuras. Como a Volta ao mundo em 80 dias de Júlio Verne.

Pão de soda com sementes // Soda Bread

O meu convidado de hoje chama-se Willy Fog. À minha porta, um leão enfarpelado com fleuma. Uma postura de estado que apenas os Britânicos desempenham sem perder a ironia. Combinamos uma refeição rápida. Quero saber para onde vai. Com quem. Quando volta. A que horas. E porquê. Responde-me com um convite. São 80 dias são, 80 nada mais, a dar a volta mundo eu vou. Rumo a Suez até Hong Kong, Bombaim, Singapura, Calcutá. São 80 dias são, 80 nada mais, em barco, elefante e comboio. Anda vem, vem connosco vem e tudo correrá bem.

E eu fui. Viajei por este mundo e por outros. À boleia de um desenho animado que me prometeu a volta ao mundo e me mandou ainda Da Terra à Lua e numa Viagem ao centro da Terra. Agradeci-lhe e segui. Não sem antes lhe servir uma fatia de pão de soda com marmalade e uma chávena de chá.

Pão de soda com sementes // Soda Bread

Esta é minha participação na 3ª edição do projecto "Convidei para jantar" (muito bem) recebida este mês na Suvelle Cuisine e cujo tema é personagens de desenhos animados.



Pão de Soda com sementes
A partir de uma receita de Michele Cranston, Comfort, Real Simple Food

faz 1 pão

450 g farinha T55, peneirada
50 g sementes (usei de papoila, sésamo e girassol)
500 ml buttermilk (ou misture igual quantidade de leite gordo + 2 colheres sopa sumo de limão numa tigela, deixe actuar durante 10 minutos e mexa com uma colher)
raspa de 1 laranja grande
2 colheres (chá) bicarbonato de soda
1 colher (chá) sal
2 colheres (sopa) manteiga derretida

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre uma forma rectangular com papel vegetal e pincele com um pouco de manteiga. Coloque a forma no forno para ir aquecendo. Misture os ingredientes secos numa tigela grande e abra uma cova ao meio. Gradualmente, vá deitando o buttermilk e mexendo com uma colher até obter uma massa húmida. Retire a forma do forno e deite a massa. Regue com a manteiga restante e leve ao forno por 20-25 minutos. Baixe a temperatura para 150ºC e coza mais 25-30 minutos, ou até espetar com um palito e este sair seco.

Sirva morno com manteiga e doce.