9.4.12

Risotto de abóbora assada com cogumelos

Risotto de abóbora assada com cogumelos // Roasted Squash Risotto with Mushrooms

Todas as águas de Abril são, até à data, pouco mais que meras promessas. Ou bem intencionados processos de fé. Voltam, sim, alguns casacos e camisolas, a acompanhar temperaturas mais baixas. E pratos de comida quente, para afagar gargantas doridas e uma lista interminável de afazeres. Com o calendário a continuar numa imparável cavalgada, ano a fora. Uma "industrialização da esperança", esta coisa de haver uns dias a seguir aos outros até perfazer um ano. Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão, como escreveu Carlos Drummond de Andrade.

Fazer risotto é também um acto de esperança. Espera-se que os minutos a mexer o tacho resultem num prato fumegante de conforto em forma de arroz e pouco mais. Anseia-se pelas colheradas fáceis de combustível para o estômago e energia para o cérebro. Constroi-se a vontade de seguir em frente, quer o calendário queira, quer não. Fazer risotto com arroz integral é abusar da sorte. Mas ou bem que se acredita, ou a coisa não vale a pena. Esperança, em doses industriais, precisa-se! É a história do meu dia-a-dia.

Risotto de abóbora assada com cogumelos // Roasted Squash Risotto with Mushrooms

Nada melhor para celebrar um aniversário que um prato de arroz. Esta é a minha contribuição para a festa da Manuela cujo blogue O Bolo da Tia Rosa completa um ano de aventuras. Parabéns e votos de muitos mais!



Risotto de abóbora assada com cogumelos
A partir de uma ideia de Sophie Dahl, Miss Dahl's Voluptuous Delights

serve 2

1 cebola, picada finamente
1 dente de alho, picado finamente
1 colher (sopa) azeite
200 g arroz integral
100 ml vinho branco seco
900 ml caldo de vegetais, quente
150 g abóbora assada no forno, em pedaços
1 colher (sopa) parmesão ralado + extra, para servir
1 colher (sopa) crème fraîche

para os cogumelos:
200g de cogumelos frescos (usei shitake)
2 colheres (sopa) azeite
2 cebolinhas novas, picadas finamente
1 colher (sopa) salsa picada

Coloque o azeite numa caçarola larga de fundo grosso, com o alho e a cebola. Junte o arroz e mexa até este apresentar um aparência translúcida. Deite o vinho e mexa até evaporar. Junte a abóbora e mexa. Comece a deitar o caldo (quente), uma concha de cada vez, mexendo sempre. Deve demorar cerca de 15-20 minutos até absorver todo o caldo e o arroz estar cozido. Acrescente o parmesão ralado e o crème fraîche. Rectifique o sal se necessário.

Para os cogumelos, aqueça o azeite numa frigideira grande. Junte os cogumelos fatiados e mexa por 2-3 minutos. Adicione as cebolinhas e vá mexendo até os cogumelos estarem cozinhados (5 minutos). Polvilhe com a salsa picada.

Sirva em prato fundo com metade dos cogumelos por cima. Polvilhe com queijo parmesão.

--
outros risottos:

Risotto de favas e bacon
Risotto de beterraba com queijo de cabra
Risotto de castanhas e feijão encarnado

Broad Beans & Risotto Risotto de beterraba // Beetroot Risotto Chestnut Risotto with Red Beans