31.5.12

Bolo de chocolate e beterraba

Bolo de chocolate e beterraba // Beetroot Chocolate Cake

Não me mostres o teu lado feliz, A luz do teu rosto quando sorris, Faz-me crer que tudo em ti é risonho, Como se viesses do fundo de um sonho. Insisto. Das tristezas e do lado lunar das coisas não fica mais do que um vislumbre. Um alinhamento de alguns dias mais difíceis. A incapacidade de fazer mais, de fazer melhor. De mudar o mundo. Nada que esteja ao alcance da mão. Ou de qualquer mão. Resta-me o sorriso. É com ele que me faço à vida. É o único caminho que conheço.

Os afortunados encontram consolo numa barra de chocolate (ou duas). De entre as muitas sortes que me calham todos os dias, essa não é uma delas. Este bolo de chocolate tem, contudo, outros encantos. É denso e húmido. Conta um segredo em cada colherada e não promete nada que não pode dar. É (quase) perfeito a arrancar sorrisos.

Bolo de chocolate e beterraba // Beetroot Chocolate Cake



Bolo de chocolate e beterraba
Adaptado de uma receita de Harry Eastwood, Cook Yourself Thin

250g chocolate negro (usei Lindt)
3 ovos
250g açúcar mascavado
1 vagem de baunilha, aberta ao meio e as sementes raspadas
60 ml mel
80g farinha fina com fermento, peneirada (usei Branca de Neve Flor)
¼ colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
25g cacau em pó (usei Valhrona)
50g amêndoa ralada
250g beterraba cru, pelada e ralada
100ml café forte
30ml azeite virgem extra (usei um frutado)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma de 20 cm de diâmetro com fundo amovível com papel vegetal. Derreta o chocolate em banho-maria. Retire do lume, mexa até arrefecer um pouco e reserve.

Bata os ovos com o açúcar, o mel e as sementes de baunilha até obter uma mistura fofa e leve. Envolva a farinha, o bicarbonato de sódio o sal, o cacau e a amêndoa ralada. Retire o excesso de líquido da beterraba pressionando com papel aderente. Adicione à massa, juntamente com o chocolate derretido, o café (frio) e o azeite.

Deite a massa na forma e alise com uma espátula. Coza no forno por 50-60 minutos ou até o bolo estar cozido. Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Sirva polvilhado com açúcar em pó e crème fraîche.