21.5.12

Costeletas de borrego com polenta cremosa

Costeletas de borrego // Breaded Lamb Chops

Não sei se gosto mais de comer ou de cozinhar. De abrir presentes ou de os embrulhar. São sentimentos diferentes, igualmente compensadores, fonte de prazer e alegria para quem recebe e quem dá. Apesar de comer (quase) tudo, raramente escolho comer ou cozinhar carne. É menos um exercício racional que uma vontade, ou falta dela, que há anos caracteriza a mesa cá de casa. Para desgosto do carnívoro de serviço, que de quando em vez faz pedidos específicos. Rabo de boi. Bochechas de porco. Costeletas de borrego.

E porque não? Parece justo que quem todo o ano come o que lhe põem à frente tenha direito a um dia de presentes. Embrulhados numa crosta de pão, alho e ervas. Acompanhados de uma polenta cremosa e (os últimos?) brócolos.

Alentejo, Portugal
Costeletas de borrego // Breaded Lamb Chops



Costeletas de borrego com polenta cremosa

serve 2, como refeição

6-8 costeletas de borrego, limpas
1 fatia pão duro, só o miolo
1 colher (chá) folhinhas de alecrim (ou mais, a gosto)
1 dente de alho (pequeno), picado finamente
1 colher (sopa) azeite

125 g polenta rápida
água ou leite, q.b.
1 colher (chá) azeite

Tempere as costeletas com sal e pimenta preta moída na altura. Pique o pão, o alho e as folhinhas de alecrim na picadora até obter migalhas finas. Pressione as costeletas, uma a uma e dos dois lados, nesta mistura. Aqueça o azeite numa frigideira larga e frite as costeletas, 2 minutos de cada lado.

Faça a polenta seguindo as instruções. Sirva de imediato com brócolos cozidos ao vapor, com um fio de azeite virgem-extra e as costeletas.

11 comentários:

  1. Suzana,
    identifico-me completamente com as tuas palavras, quer nos presentes quer na comida. A carne também é ocasional cá por casa.
    E confesso que o que verdadeiramente me chamou à atenção foi a polenta cremosa que ando para experimentar há imenso tempo... será desta?

    ResponderEliminar
  2. Suzana,
    também eu sou assim. Acho que por vezes ainda tenho mais prazer em cozinhar e embrulhar presentes e oferecer.
    E claro, mimar quem gostamos é um acto de amor e afecto.
    Adorei a polenta cremosa :) Nunca fiz. Já o borrego dispenso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. que lindo texto :) Confesso que muitas vezes tenho mais prazer em cozinhar do que em comer, principalmente se for para outros :)
    Gosto de borrego :) Mas raramente se come cá em casa :) um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Suzana
    Cá por casa o sentimento é semelhante. Vou contornando, evitando, mas há dias em que a carne tem mesmo de ir à mesa. Achei curioso, porque também eu fiz polenta com costeletas, mas de porco. Convergências...
    Boa semana.
    Guida

    ResponderEliminar
  5. A polenta cremosa convence-me totalmente, até porqu adoro polenta, se bem que a faço sempre mais espessa, daquela que quase se corta à fatia e pode ser grelhada. Quanto ao borrego, desta vez passa :p

    ResponderEliminar
  6. Suzana,

    Eu por acaso ate gosto e muito de costelas de borrego e so de olhar para a foto os meus olhinhos sairam logo das orbitas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olha que somos duas.. tb adoro comer e cozinhar.. Mas acho que uma boa cozinheira gosta sempre de fazer as duas coisas. As tuas costeletas ficaram com um aspecto fantástico. beijos

    ResponderEliminar
  8. Faz-me tão feliz embrulhar presentes assim. :))
    Gostei muito do céu azul (com um sinal assim tão centradinho. Lol) Bjs :)

    ResponderEliminar
  9. Ola,
    Onde posso comprar a polenta? não e o mesmo que farinha de milho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A polenta é uma farinha de milho com uma moagem não muito grossa (mas diferente da farinha de milho corrente). A que utilizei é a chamada polenta rápida pois já vem pré-cozida e é só terminar. Encontra-se nos hipermercados, normalmente desta marca: http://www.tipiak.fr/nos-produits/fiche-produit/produit/polenta.html

      Espero ter ajudado. :-)

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta! Vou procurar nos hipermercados e experimentar esta receita que me deixou com agua na boca!

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!