22.6.12

Clafoutis de damascos (com pistácios)

Clafoutis de damascos

A luz de Junho em Lisboa quase rivaliza com a bonita e envolvente luminosidade da capital em Outubro, naquela que é a altura do ano preferida pelos fotógrafos. Para mais chegam finalmente os frutos e legumes de Verão, para aquecer o coração e a barriga de quem por eles anseia há longos meses. Mato saudades de curgetes e tomate. Encho-me de cerejas e mirtilos. Afogo as mágoas em pêssegos e damascos. Deixo o olhar na imensidão das avenidas ladeadas por jacarandás. Há um manto azul que cobre os chãos de Lisboa. Estende-se pelos jardins e pelas avenidas como se fosse um mar a perder de vista. Uma espécie de neve colorida que cai sobre a cabeça dos transeuntes, a distribuir magia.

Junho não consta da minha lista de meses favoritos. Mas devia. Um dia há-de ser assim.

Jacarandás em Lisboa
Clafoutis de damascos (com pistácios)

Há uma certeza de que o Verão chegou quando a casa se enche de cestos coloridos, numa paleta de cores entre o roxo azulado dos mirtilos, o vermelho escuro das cerejas e vibrante amarelo dos damascos. E quando do forno saem recipientes pequenos com frutas.

É tempo de clafoutis. Desta feita numa versão menos tradicional, com os damascos a passarem pela frigideira para caramelizar e a fazerem par com pistácios. É a palavra v-e-r-ã-o, soletrada numa taça e celebrada às colheradas.

Clafoutis de damascos (com pistácios)



Clafoutis de damascos (com pistácios)

serve 4

2 ovos grandes
150 ml leite
150 ml natas
75 g açúcar amarelo + 2 colheres (sopa) para os damascos
1 colher (chá) raspa de limão
35 g amêndoa com casca, ralada
20 g farinha de arroz integral torrada (uso da marca Próvida)
20 g amido milho (maizena)
400 g damascos, partidos ao meio e sem caroço
35 g pistácios, ralados grosseiramente
1 colher (sopa) manteiga com sal + extra para as formas
1 colher (chá) açúcar em pó para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele 4 formas individuais de ir ao forno com manteiga e polvilhe com metade dos pistácios ralados. Numa frigideira antiaderente derreta a manteiga. Coloque os damascos com a parte cortada virada para cima e polvilhe com as 2 colheres de açúcar amarelo. Deixe cozinhar 5 minutos, virando os damascos a meio deste tempo. Distribua-os pelas formas, com a parte cortada virada para cima.

Bata os ovos com o açúcar com uma vara de arames. Junte a raspa do limão, as natas e o leite e mexa. Deite a farinha, a amêndoa e o amido de milho e bata até obter uma mistura homogénea. Cuidadosamente, divida a massa pelas 4 formas. Leve ao forno durante 15-20 minutos ou até a massa estar dourada.

Sirva morno ou frio polvilhado com o açúcar em pó e os restantes pistácios ralados.