6.7.12

O Verão Inglês e uma fatia de bolo

Richmond, UK

Talvez os campos intermináveis, os prados ainda em flor e umas nuvens a ameaçar chuva sejam apenas imagens passadas de um dia que se perde já nos corredores da memória. Chuva e sol. Vento. Um mais que perfeito British Summer day. A sudoeste de Londres, fica a cidade de Richmond com os seus parques e áreas protegidas e as suas vistas privilegiadas sobre o rio. Veados e verde a perder de vista. Bicicletas, papagaios de papel e os afazeres de um fim-de-semana de Junho por terras de Sua Majestade. Somos três. Vamos à procura da calma que a cidade grande não oferece.

Um Domingo passado entre gargalhadas, flores e uma mesa posta. Com café e bolo, há pouco mais que se possa pedir para que a felicidade seja completa.

Petersham Nurseries, Richmond

Faz uma chuva miudinha quando chegamos a Richmond. É uma competição com o sol que se esconde atrás das nuvens e que, quando pode, dá um ar da sua graça. São minhas todas as promessas de uma meteorologia clemente, que o Junho mais chuvoso desde que há registos teima em não fazer cumprir.

Richmond Hill, o monte debruçado sobre o Tamisa. A vista cá de cima limpa qualquer má vontade com o tempo que faz. Lá em baixo, um prado dá lugar a outro, de cancela em cancela, pelo caminho traçado no chão. Pés antes dos nossos, outros que se seguem, alguns já de volta. Vamos descendo. Ali ao lado, fica o nosso destino.

Richmond, UK



Encontramo-nos em Petersham Nurseries. Um lugar único. Viveiro de plantas, loja de jardinagem e de decoração, casa de chá, restaurante. São as suas greenhouses que me roubam o coração. A luz passa, difusa, por todas as janelas e tectos de vidro. E dá a cada canto um encanto especial.

Perco-me por entre as flores. Quero levá-las todas comigo. Vaso e tudo.

Petersham Nurseries, Richmond
Petersham Nurseries, Richmond

Inspiração e conselhos. Fico a saber que é altura de plantar dálias e alimentar as rosas. E de as regar à noite, quando está mais fresco. Reconheço uma magia no ar. No rebuliço de um Domingo de manhã, fica a enorme serenidade de um lugar que não se pode apressar. Que não se quer apressado.

A não ser, claro, que haja bolo por perto.

Petersham Nurseries, Richmond

E café. Nas Petersham Nurseries há uma Tea House onde se serve chá, café e bolo durante todo o dia. Um almoço ligeiro é preparado todos os dias e pode ser apreciado num dos muitos recantos espalhados pelos viveiros.

Registado no caderninho da memória para uso futuro. Hoje não há tempo para almoçar. Outro dia assim será.

Petersham Nurseries, Richmond
Petersham Nurseries, Richmond

Mas porque a manhã vai longa, nenhum de nós diz que não a uma fatia de bolo. E a uma cafeteira de café. Decidimos por alguns dos favoritos: nozes & cenoura e laranja & amêndoa. Este último uma verdadeira perfeição. A (tentar) recriar num futuro próximo.

Petersham Nurseries, Richmond
Petersham Nurseries, Richmond

Kind hearts are the gardens, kind thoughts are the roots, kind words are the flowers, kind deeds are the fruits. Take care of your garden, and keep out the weeds, fill it with sunshine, kind words and kind deeds.

O poeta Henry Wadsworth Longfellow combina nesta rima infantil a mais perfeita descrição deste dia. Numa tradução minha, (quase) livre: "Os corações bondosos são os jardins, os pensamentos amáveis ​​são as raízes, as palavras simpáticas ​​são as flores, as boas acções são os frutos. Cuide do seu jardim, e mantenha as ervas daninhas longe, preencha-o com luz do sol, palavras e actos gentis".

Obrigada Valentina, por este dia fantástico!

13 comentários:

  1. Amiga, as fotos levam-nos contigo para esses prados encantados, com flores e platas e bolos e mesas bucólicas que nos fazem sonhar.
    Que maravilha! :))
    Bj grande.

    ResponderEliminar
  2. Seu blog tem todos os ingredientes que admiro: bom texto, boas imagens, boas histórias. Sempre virei aqui. =)

    ResponderEliminar
  3. Que belo dia descreves neste magnífico post. Excelente texto, fotos magníficas a trazer-nos vivências reais.
    Muito bom!

    ResponderEliminar
  4. Suzana, um post verdadeiramente inspirador. As imagens e as palavras. Senti-me de férias :)
    Beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  5. Ai Suzana, que sorte! Adoro Richmond e tenho imensas saudades desse lugar mágico. E outro dos parques onde passei belas tardes com a minha amiga Anna, o Richmond Park...
    Fui invadida pela nostalgia da minha "beloved Loudou" - lol, como escrevo os n's ao contrário, o meu ex-noivo alterou-lhe o nome :p

    ResponderEliminar
  6. Que sítio lindo e bucólico. Um texto fantástico que me fez deambular pelo meio de tanta flor.
    Fiquei com vontade de comer uma fatia desse bolo.
    Bj e até domingo.

    ResponderEliminar
  7. Que lindas as fotos, o sentimento, os sítios e lugares! :) Adorei o passeio por entre esta publicação! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Que post tão inspirador Suzana.
    Faz-nos sonhar, com um sítio maravilhoso, uma promessa de coisas boas. O teu texto e as imagens retratam bem um british summer day. Quase me senti aí sentada à mesa, a comer um pedacinho de bolo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Susana,
    Apesar de ser novata neste tipo de mundo virtual sigo sempre o teu blogue, e porquè? Porque é o máximo!!!
    Adorei as fotografias e acabei por viajar um bocadinho através do teu post... :))
    O desejo de um ótimo fim-de-semana e bj.

    http://odelicodoce.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Querida amiga, este texto me trouxe lagrimas aos olhos. uma por me trazer saudades imensas de voces. E outra por tua narração ser tão bonita e poética. Agradeço a Deus todos os dias por esta nossa amizade que nasceu de um meio aparentemente tão impessoal. Para mim é muito especial dividir um dos meus lugares favoritos contigo e Pedro. Meus amigos. Pessoas que me fazem sentir especial. xxx

    ResponderEliminar
  11. Viajo tanto contigo, Susana!
    Que bom!!
    Babette

    ResponderEliminar
  12. Que privilégio o seu estar num lugar tão lindo e em boa companhia.
    Uma forma muito lírica de descrever todas as sensações que o momento lhe inspirou!
    Boa semana pra você!

    ResponderEliminar
  13. Que imagens lindas.Adorei essa oportunidade de ver lugares novos.Gostei.Bjos e boa semana pra você.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!