6.7.12

O Verão Inglês e uma fatia de bolo

Richmond, UK

Talvez os campos intermináveis, os prados ainda em flor e umas nuvens a ameaçar chuva sejam apenas imagens passadas de um dia que se perde já nos corredores da memória. Chuva e sol. Vento. Um mais que perfeito British Summer day. A sudoeste de Londres, fica a cidade de Richmond com os seus parques e áreas protegidas e as suas vistas privilegiadas sobre o rio. Veados e verde a perder de vista. Bicicletas, papagaios de papel e os afazeres de um fim-de-semana de Junho por terras de Sua Majestade. Somos três. Vamos à procura da calma que a cidade grande não oferece.

Um Domingo passado entre gargalhadas, flores e uma mesa posta. Com café e bolo, há pouco mais que se possa pedir para que a felicidade seja completa.

Petersham Nurseries, Richmond

Faz uma chuva miudinha quando chegamos a Richmond. É uma competição com o sol que se esconde atrás das nuvens e que, quando pode, dá um ar da sua graça. São minhas todas as promessas de uma meteorologia clemente, que o Junho mais chuvoso desde que há registos teima em não fazer cumprir.

Richmond Hill, o monte debruçado sobre o Tamisa. A vista cá de cima limpa qualquer má vontade com o tempo que faz. Lá em baixo, um prado dá lugar a outro, de cancela em cancela, pelo caminho traçado no chão. Pés antes dos nossos, outros que se seguem, alguns já de volta. Vamos descendo. Ali ao lado, fica o nosso destino.

Richmond, UK



Encontramo-nos em Petersham Nurseries. Um lugar único. Viveiro de plantas, loja de jardinagem e de decoração, casa de chá, restaurante. São as suas greenhouses que me roubam o coração. A luz passa, difusa, por todas as janelas e tectos de vidro. E dá a cada canto um encanto especial.

Perco-me por entre as flores. Quero levá-las todas comigo. Vaso e tudo.

Petersham Nurseries, Richmond
Petersham Nurseries, Richmond

Inspiração e conselhos. Fico a saber que é altura de plantar dálias e alimentar as rosas. E de as regar à noite, quando está mais fresco. Reconheço uma magia no ar. No rebuliço de um Domingo de manhã, fica a enorme serenidade de um lugar que não se pode apressar. Que não se quer apressado.

A não ser, claro, que haja bolo por perto.

Petersham Nurseries, Richmond

E café. Nas Petersham Nurseries há uma Tea House onde se serve chá, café e bolo durante todo o dia. Um almoço ligeiro é preparado todos os dias e pode ser apreciado num dos muitos recantos espalhados pelos viveiros.

Registado no caderninho da memória para uso futuro. Hoje não há tempo para almoçar. Outro dia assim será.

Petersham Nurseries, Richmond
Petersham Nurseries, Richmond

Mas porque a manhã vai longa, nenhum de nós diz que não a uma fatia de bolo. E a uma cafeteira de café. Decidimos por alguns dos favoritos: nozes & cenoura e laranja & amêndoa. Este último uma verdadeira perfeição. A (tentar) recriar num futuro próximo.

Petersham Nurseries, Richmond
Petersham Nurseries, Richmond

Kind hearts are the gardens, kind thoughts are the roots, kind words are the flowers, kind deeds are the fruits. Take care of your garden, and keep out the weeds, fill it with sunshine, kind words and kind deeds.

O poeta Henry Wadsworth Longfellow combina nesta rima infantil a mais perfeita descrição deste dia. Numa tradução minha, (quase) livre: "Os corações bondosos são os jardins, os pensamentos amáveis ​​são as raízes, as palavras simpáticas ​​são as flores, as boas acções são os frutos. Cuide do seu jardim, e mantenha as ervas daninhas longe, preencha-o com luz do sol, palavras e actos gentis".

Obrigada Valentina, por este dia fantástico!