27.8.12

Bolo rústico de ameixa

Bolo de ameixas // Plum Cake

Agosto caminha serenamente para o seu término. Voltam algumas rotinas e encara-se o retorno ao trabalho e a dias com o relógio a comandar. Para trás, aventuras e desventuras que hão-de ser contadas, por um país a cores. Nós, a gata, um vaso de manjericão e o kefir.

Estas e outras histórias para contar, assim a poeira assente.

Petersham Nurseries, Richmond, UK
Bolo de ameixas // Plum Cake

Do Verão ficam bolos de frutas, ao sabor da estação. E uma receita repetida até à exaustão, com variantes de fruta, especiarias e diferentes farinhas. Para comer como sobremesa, lanche ou apenas por gulodice.

Uma e outra vez.

Bolo de ameixas // Plum Cake



Bolo rústico de ameixa
Adaptado de uma receita de Isidora Popovic, The Popina Book of Baking

faz um bolo pequeno

1 ovo grande (ou 2 pequenos)
65 ml iogurte natural (ou kefir)
40 ml óleo
90 g açúcar amarelo
1 colher (chá) fermento em pó
150 g farinha de trigo
8-10 ameixas, partidas ao meio e sem caroço
1 colher (chá) raspa de limão
1 coler (sopa) açúcar branco

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare uma forma (22 cm diâmetro) de fundo amovível com papel vegetal. Bata o ovo com o açúcar. Junte o óleo, a raspa de limão e o iogurte. Deite a farinha e o fermento e bata até obter uma mistura homogénea. Verta para a forma preparada. Distribua as metades de ameixa pela forma com a parte cortada para cima. Polvilhe com o açúcar branco. Leve ao forno durante 30 minutos ou até a massa estar dourada.

Sirva polvilhado com açúcar em pó ou com iogurte grego.

nota: a receita pode ser duplicada para um bolo como o da fotografia e a quantidade de fruta ajustada conforme as necessidades (para usar mais ou menos fruta) e as vontades (para fazer mais um bolo ou mais uma tarte).