10.9.12

Filetes de cavala e um almoço estival

Filetes de cavala com salada de batata

São as crónicas de umas férias que já passaram. É de dias simples que se fazem os últimos momentos de uma época estival com fim à vista. Sem complicar e fazendo cedências ao que a vida (não) quer, lá vamos escrevendo um novo capítulo. Num prólogo a precisar de edição, faz-se um almoço tardio.

Em tons de amarelo e ocre, a adivinhar o sol que fez, entre verdes que ainda resistem. Pelo caminho, uma porta aberta à espera de ser transposta.

Caldeira, Faial, Açores
Miradouro, Faial, Açores

Na nossa passagem pelos Açores comemos muito peixe fresco. Alguns que desconhecíamos, outros mais comuns. Todos deliciosos. Experimentámos ainda peixe em conserva. Na memória, a sempre extraordinária ventresca de atum da Correctora e uns filetes de peixe porco com massa de malagueta e crosta de farinha de milho, confeccionados por uma mão sabedora.

De regresso a casa, estes filetes de cavala foram um dos nossos almoços de final de Agosto, num dia de calor e sol sem fim, acompanhados por uma salada de batata e feijão verde.

Filetes de cavala com salada de batata



Filetes de cavala com salada de batata e ovos de codorniz

serve 2

2 cavalas, em filetes (4)
farinha de milho
óleo de girassol, para fritar
flor de sal Casa do Sal da Figueira da Foz e pimenta moída na altura

para a salada:
8-10 batatinhas novas
75g feijão verde
6 ovos de codorniz, cozidos

para o molho:
1½ colheres (sopa) azeite
1 colher (chá) de mostarda de Dijon (com sementes)
1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
½ dente alho, muito picadinho
flor de sal Casa do Sal da Figueira da Foz e pimenta preta, moída na altura

Coza as batatas novas e o feijão verde em água com sal durante 5 minutos. Escorra e reserve.

Tempere os filetes (sem espinhas) com sal e pimenta. Aqueça o óleo numa frigideira larga. Num prato grande, passe os filetes por farinha de milho. Retire o excesso e frite (2 minutos de cada lado).

Para o molho, use um frasco com tampa, coloque todos os ingredientes e agite até emulsionar. Tempere a salada, disponha os ovos de codorniz cozidos cortados ao meio e sirva com os filetes.