18.10.12

{Assado de Domingo} Corvina com ervas e alcaparras

Peixe assado com ervas e alcaparras

Contam-se pelos dedos de uma mão. São dias em que arranjamos pretextos para nos sentarmos à mesa durante umas horas e em que falamos de tudo e de nada, como se não houvesse relógio. Sabem sempre a Domingo mesmo que o calendário diga outra coisa. Começam de manhã com a refeição a ser preparada com todo o tempo do mundo. São dias como este em que a normalidade se celebra, ao som de muita conversa e a família reunida.

Liga-se o forno, assa-se um peixe que dá de comer a meia-dúzia de comensais bem dispostos. Uma tagarelice em que os calados cá do sítio passam mais que despercebidos. De boca cheia, às vezes, lá se vai pondo o assunto em dia.

Peixe assado com ervas e alcaparras

Desta feita, uma corvina temperada com ervas aromáticas, pimento vermelho e alcaparras. Uma espécie de segunda pele e recheio para um peixe que mal coube no tabuleiro. O resultado é surpreendente. Diferentes sabores que não se sobrepõem ao peixe e que complementam em textura e cor um prato muito simples de confeccionar.

Acompanhado com batatas e curgete. E mais ervas. Alguém é servido?

Peixe assado com ervas e alcaparras



Corvina com ervas e alcaparras
Adaptado ligeiramente de uma receita de Nigel Slater, The Kitchen Diaries II

serve 6

1 corvina grande (cerca de 1,5 Kg)
1 pimento vermelho pequeno, em cubinhos
2 colheres (sopa) alcaparras
2 colheres (sopa) vinagre de vinho branco
1 malagueta com ou sem sementes, picada
1 ramo de salsa (só as folhas), picado grosseiramente
1 colher (sopa) alecrim, picado
sal e pimenta rosa moída na altura
4-5 colheres (sopa) azeite + extra para as batatas

1,2 Kg batatas pequenas, descascadas
2 curgetes médias, cortadas ao meio e na diagonal

Misture o pimento, a malagueta, as alcaparras, o alecrim, a salsa, o vinagre e o azeite numa tigela. Tempere o peixe com sal e pimenta num tabuleiro grande. Recheie a barriga do peixe e procure inserir a mistura nos cortes, massajando levemente.

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Coza as batatas em água com sal durante 3-4 minutos. Leve o peixe ao forno 15 minutos. Junte as batatas escorridas e a curgete. Tempere e regue com azeite. Leve de novo ao forno por mais 30-35 minutos ou até o peixe estar assado. Verifique junto à espinha que não corre sangue. Sirva com salsa picada.