25.10.12

{Dia Mundial das Massas} Conchiglioni com beringela, pimento assado e feta

Conchiglioni com beringela, pimento assado e feta

A mais justa homenagem aos ingredientes simples é a celebração do dia-a-dia. Com felicidade garantida, assim o cozinheiro escolha integrá-los na ementa. É tê-los na mesa a acompanhar um quotidiano feito de refeições mais ou menos a correr, das que se fazem em cima do relógio e das outras sem a pressão do tempo. Alimento de todos os dias, as massas fazem parte da cozinha simples e têm lugar em muitas mesas. Dia 25 de Outubro é Dia Mundial das Massas. Vamos comer massa hoje?

Por serem versáteis, económicas e nutritivas, as massas oferecem possibilidades quase infinitas e são um veículo perfeito para levar vegetais ao prato. De todas as formas e feitios, as minhas preferidas são as que oferecem "bolsos e ranhuras" onde o molho se possa esconder. E aquelas que podem ser recheadas, como estes Conchiglioni.

Beringelas e tomates // Aubergines & Tomatoes Conchiglioni com beringela, pimento assado e feta

A comemoração do Dia Mundial das Massas é um lembrete que se agradece. Traz consigo uma chamada de atenção para um alimento cheio de qualidades. Não vejo a massa como um acompanhamento, papel que na cozinha em Portugal tantas vezes lhe é conferido. É antes uma base multifacetada, na cor, na forma e na textura, para uma infinidade de combinações a que o queijo raramente é alheio.

A minha sugestão de hoje é uma refeição vegetariana, com uma combinação de legumes assados e queijo Feta, que servem de recheio a umas bonitas conchas gigantes. Com um molho de 3 tomates, que é como quem diz, tomate assado, tomate seco e tomate maduro. Não é uma receita para todos os dias. Implica algum tempo e um período de meditação (que corresponde a rechear cada uma das conchas gigantes) e uma longa lista de ingredientes e procedimentos. Mas vale cada um dos esforços. E pode ser preparada aos poucos, assando os vegetais e fazendo o molho num dia e recheando e finalizando o prato no outro. Se ainda restarem pimentos vermelhos e os últimos tomates, este prato oferece uma excelente oportunidade para os usar.

Pimentos // Red Bell Peppers



Conchiglioni recheados com beringela, pimento assado e feta e molho de 3 tomates

serve 2, como refeição (ou 4 como entrada)

150 g de Conchiglioni, também chamadas conchas gigantes (uso Milaneza)
2 beringelas médias
2 pimentos vermelhos médios
3 dentes de alho, inteiros com casca
4 colheres (sopa) azeite
2 colheres (sopa) iogurte grego
100 g queijo Feta (uso Dodoni)
coentros picados
1 colher (chá) oregãos secos
1 cebola pequena, picada
1 dente de alho, picadinho
6 metades de tomate seco
6 tomates chucha, cortados ao meio
3 tomates redondos maduros
pitada de açúcar
pimenta preta, moída na altura

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte as beringelas ao meio, faça uns cortes em cruz e polvilhe com sal. Reserve com a parte cortada virada para baixo, num passador. Coloque os tomates chucha num prato de forno. Tempere com sal e pimenta, uma pitada de açúcar e oregãos. Regue com uma colher de sopa de azeite. Leve ao forno 30 minutos. Corte os pimentos ao meio e limpe-os. Coloque-os num tabuleiro. Junte os alhos inteiros cm casca e as beringelas (das quais sacudiu o sal). Tempere com oregãos e regue com 1 colher des sopa de azeite. Leve ao forno com os tomates (em tabuleiros separados).

Coza a massa em água com sal durante 11 minutos, até ficar al dente (ou de acordo com as instruções do pacote). Reserve uma chávena da água da cozedura. Escorra a massa, passe por água fria e deite um fio de azeite para que as conchas não se colem.

Numa frigideira larga, coloque uma colher sopa de azeite, a cebola e o alho picados. Deixe alourar e junte os tomates secos também picados. Acrescente os tomates redondos, cortados em cubos. Deixe cozinhar 3 minutos. Junte os tomates assados, com todos os sucos. Entretanto faça o recheio. Corte em cubinhos as beringelas e os pimentos assados (a que tirou a pele). Esmague a polpa dos alhos assados e descarte as cascas. Pique os talos dos coentros, junte com o iogurte e mexa. Prove e rectifique o sal, se necessário. Com uma colher de café, recheie as conchas (cerca de 2 colheres de café em cada uma). Disponha-as num prato. Com um garfo, reduza o queijo a migalhas e junte a maior parte dos coentros picados. Coloque mais uma colher de café de queijo (ou duas) em cada concha. Disponha as conchas no molho na frigideira e deixe cozinhar 2 minutos. Sirva de imediato com os restantes coentros picados e um fio de azeite.

16 comentários:

  1. Suzana, eu sou uma apaixonada por massa e uma das minhas prediletas é a conchiglioni :D
    Esta tua sugestão para o dia mundial das massas está absolutamente genial... e as fotos?? Bem... sem palavras, pois claro :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. uma maravilhosa proposta. Gostei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma massa vegetariana é perfeita: beringela, pimentos e tomates combinam lindamente entre sim e também com o feta (mas para mim tudo combina bem com feta - facto! sendo que o Dodoni é de facto o melhor - já na Grécia era o eleito do Vel - pena que o Pingo Doce tenha deixado de o vender, agora só encontramos ou no Continente ou no El Corte Inglés)

    O meu almoço de hoje também é uma ode ao dia mundial das massas: tagliatelle com ricotta e pesto caseiro de rúcula e avelãs... Se tiver tempo ainda hoje partilho esta receita saborosa e simples.

    ResponderEliminar
  4. Sou uma fa incondicional de massas, de todas as formas e feitios. E ver estas lindas fotos a hora do almoco e um crime...esses conchiglioni ficaram para la de perfeitos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Aí está uma variedade que ainda não provei e tem tantas potencialidades!! Adorei o recheio, que combinação deliciosa e que aspeto final irresistível!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  6. Não sei viver sem massa!
    Adorei a combinação de ingredientes ;)
    acabei de almoçar (massa hehehe) mas já ia um pratinho da tua!
    hehehe
    Beijinho
    Tanocas
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Sou uma apaixonada por massas, de todo o tipo e com os mais variados acontecimentos.
    Adorei a tua receita.
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. adoro massa...esta receita deve ser divinal.
    Parabéns pelo blogue, é realmen te inspirador
    http://petiscosemiminhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Olá como vai ,vim fazer uma visita no seu cantinho e convidar vc para
    conhecer minha lojinha virtual, se eu não ti convidar como vc pode me conhecer
    não é , me desculpe se por uma acaso este recadinho te incomodar ,é que é o único jeito de
    fazer convites, é que tem pessoas que não gostam de links nas
    postagem então me perdoe se incomodar
    ficaria muito feliz com sua visita
    www.vivendoartes-aleartes.com.br
    fico esperando por vc
    até mais

    ResponderEliminar
  10. As fotos aqui fazem-me sempre sonhar, quase sempre me transportam a tua cozinha, embora não a conheça.
    E sim, viva a massa, que adoro de todas as maneiras e feitios.
    Belíssimo recheio.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. que bela sugestão para o dia mundial das massas :)
    Eu sou uma apaixonada por todas elas, sem excepção!
    E que fantástico recheio e fotos :) beijinho

    ResponderEliminar
  12. Suzana, essa caixa enamorada de pimentos e coisas boas só podia mesmo vir inspirar uma receita assim apurada.
    Massa boa!! :)
    Beijos.

    ResponderEliminar
  13. que giro... nesse dia tb pus uma receita com as conchas gigantes, mas as minhas são recheadas de requeijão e espinafres... tm são muito boas, mas esta sugestão mais que me agrada.. tenho que experimentar..
    Um beijinho e um bom domingo

    ResponderEliminar
  14. Querida, que delicia de massa. Adorei a seleção de legumes que ecolhestes, principalmente as berinjelas. E este formato de pasta realmente é fantastico. Fiquei só imaginando as garfadas desta delicia, e a explosão de sabores.

    ResponderEliminar
  15. Este prato foi muito bem escolhido para o dia mundial da massa. Uma receita a experimentar
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!