1.11.12

Brownies, uma viagem ao passado e 5 anos de blogue

Brownies (cerveja preta, nozes e chocolate branco)

Aqui celebramos dias, semanas e anos em volta da mesa, da comida, das experiências e das memórias construídas na cozinha. Recebemos amigos, juntamos a família, fazemos novas amizades, partilhamos aquilo de que gostamos, esquecemos depressa o que por falta (ou excesso) de tempero nos adormece os sentidos. Viajamos no prato e no mundo. Voltamos sempre ao conforto do lar. Somos uma casa de gourmets. A trabalhar desde 2007.

Completam-se 5 anos hoje. Passou depressa e, contudo, parece ter sido noutra vida. 5 anos. Aquele era o tempo em que um gourmet era alguém que gostava de boa comida, dos melhores ingredientes, dos produtos cuidados. Hoje tudo é gourmet, desde o queijo industrializado aos enchidos produzidos em série passando por todo o tipo de produtos como o azeite ou o pão. Engarrafados em plástico, empacotados em película. Já não nos revemos. Mas continuamos amadores, dos que amam e são de trazer por casa. Mais epicuristas que gourmets.

É assim quando as palavras já não nos representam. Se foram elas ou nós que mudámos pouco importa. Hoje como ontem, e parafraseando Oscar Wilde, temos o mais simples dos gostos. Satisfazemo-nos apenas com o melhor.

Flores // Flowers

E o melhor do nosso mundo é o que aqui partilhamos. Obrigada por fazerem parte desta estória. São vossos todos os sorrisos, todas as cores, todas as flores e todos os brownies desta mesa.

Chocolate negro com muito cacau, nozes, a minha cerveja preta favorita e um infame chocolate branco. Em formato brownie para comemorar enquanto se vai fazendo história. São densas, de sabor profundo e um tanto pecaminosas. Devem ser consumidas sem sombra de culpa e degustadas como se não houvesse amanhã. Foram partilhados em carne e osso, que é como quem diz, chocolate e nozes com amigos que esta vida juntou. Não podiam ser mais adequadas para o dia de hoje.

São servidos?

Brownies (cerveja preta, nozes e chocolate branco) Brownies (cerveja preta, nozes e chocolate branco)



Brownies de cerveja preta com nozes e chocolate branco

faz cerca de 16

125 g farinha de trigo, peneirada
50 g cacau em pó, peneirado
1 colher (chá) fermento em pó
150 g manteiga sem sal, em cubos
200 g chocolate negro, picado (uso Lindt 70%)
uma pitada de flor de sal
3 ovos grandes
200 g açúcar amarelo
200 ml cerveja preta (usei Bock Damm)
100 g chocolate branco, picado (uso Lindt)
100 g nozes, picadas grosseiramente
açúcar em pó, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro de aproximadamente 18x25 cm.

Mistura a farinha, o cacau, a flor de sal e o fermento numa tigela. Reserve. Derreta o chocolate negro e a manteiga numa tigela resistente ao calor sobre uma panela de água a borbulhar (a tigela não deve tocar a água). Bata os ovos com o açúcar numa tigela grande. Junte o chocolate derretido e mexa. Acrescente a mistura de farinha e cacau e envolva. Por fim, adicione a cerveja preta. Mexa tudo com uma colher grande. Envolva o chocolate branco e verta na forma preparada. Distribua as nozes sobre a massa. Leve ao forno 25 minutos. Os brownies não devem ficar muito cozidos. Polvilhe com açúcar em pó antes de servir.