8.11.12

Sopa de cação e coentros para dias de chuva

Praia em dia de chuva // Rainy day at the beach

Por cá tem chovido. Às vezes é uma chuva miudinha, de vez em quando um enorme aguaceiro e volta não volta temos trovoada. Nada de novo. Tudo normal. Mas convenhamos que há condições meteorológicas mais convidativas a sair de casa e a caminhar na praia (obviamente) deserta. Serve de compensação o silêncio e a serenidade que fica.

E saber que em casa há sopa para o almoço.

Sopa de Cação

Esta sopa é uma refeição em si mesma. Substancial, reconfortante e plena de sabor. É comida para dias como o de hoje. Faz uso da sabedoria ancestral de com menos fazer mais. E representa o traço característico da gastronomia alentejana, onde o uso das ervas, do azeite, do alho e do pão serve de pilar a variações sobre o mesmo tema.

A minha versão é bastante tradicional e segue a receita da minha mãe, à excepção dos coentros que prefiro não cozinhar e que acrescento no final antes de servir. Cá em casa é comida de festa, uma rara concessão do Provador, que acredita que os tubarões são animais fantásticos que devem andar no mar e não no prato.

Sopa de Cação



Sopa de cação e coentros

serve 2, como refeição

4 postas de cação (ou tintureira, em alternativa)
2 dentes de alho
1 folha de louro
pitada de colorau (opcional)
1 colher (sopa) farinha de trigo
1 colher (sopa) vinagre de vinho branco
2 colheres (sopa) azeite
1 molho de coentros
4 fatias de pão alentejano, preferencialmente com 2 dias

Num almofariz, pise os alhos com sal e os talos dos coentros (reserve as folhas). Aqueça o azeite um tacho e junte o alho batido com os coentros e a folha de louro. Adicione 750 ml de água, deixe levantar fervura e introduza o cação. Coza por 5 minutos. Misture a farinha e o colorau (se usar) numa tigela com um pouco de água. Acrescente o vinagre. Verta esta mistura e deixe ferver novamente, até cozer a farinha. Rectifique o tempero e acrescente um pouco de água se a sopa estiver demasiado grossa. Pique as folhas de coentros reservadas e junte. Retire do lume. Torre o pão e disponha duas fatias em cada prato fundo. Sirva a sopa, com o peixe, sobre o pão.