17.12.12

Sopa de castanhas e abóbora assada

Sopa de castanhas e abóbora assada

No meu mundo são as castanhas que trazem o Inverno. Embrulhado em ventos de Norte e chuva amiúde. O cheiro das castanhas assadas toma conta da cidade, o que para mim é indício de dias frios e cachecóis, chávenas de chá e golas altas. É sinónimo de passeios junto ao mar com as mãos nos bolsos e a cabeça a navegar. Em mar alto.

E depois há aqueles dias gloriosos em que o frio se instala mas faz sol. Sol a perder de vista. E tudo parece no sítio, como se os planetas alinhassem e as energias fossem só boas. Dias com hashtag. #beautifulday

Pedra do Sal
Cogumelos e abóboras // Pumpkins & Mushrooms

Em dias como estes, tem de haver sopa para o almoço. Quente, nutritiva, completa. Forno ligado e o que estação oferece sobre a bancada. Castanhas. Abóboras, de diferentes cores, tamanhos e formatos. Cogumelos, em cestos. Um tabuleiro (ou dois). Especiarias. Ervas. Aromas quentes que enchem a cozinha.

O Inverno numa tigela.

Pedra do Sal
Sopa de castanhas e abóbora assada



Sopa de castanhas e abóbora assada com cogumelos salteados

serve 6, como refeição

1 Kg abóbora, em cubos
12 castanhas
2 folhas pequenas de louro
1 cebola grande, picada
3 colheres (sopa) azeite
sal e pimenta preta moída na altura
900 ml caldo de vegetais
2 talos de aipo, fatiados
azeite extra virgem, para servir (opcional)

para os cogumelos:
200g de cogumelos frescos, fatiados
2 colheres (sopa) azeite
2 chalotas, picadas finamente
50 ml vinho branco seco
cebolinho picado, para servir

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Disponha a abóbora num tabuleiro de forno, regue com 2 colheres de sopa de azeite e tempere com um pouco de sal. Coloque as folhas de louro partidas ao meio entre os cubos. Leve ao forno 25 minutos. Noutro tabuleiro, coloque as castanhas com um golpe cada uma. Salpique com sal e leve ao forno juntamente com a abóbora.

Quando estiverem assadas, retire as castanhas do forno e assim que arrefecerem o suficiente para poderem ser manuseadas, descasque-as e pique grosseiramente. Retire o louro da abóbora, confirmando que todos os bocados foram descartados.

Numa panela, aqueça uma colher sopa de azeite com a cebola e o aipo e deixe cozinhar 2 minutos. Junte as castanhas picadas e a abóbora. Acrescente o caldo e cozinhe 10 minutos. Reduza a puré. Rectifique o tempero e eventualmente acrescente mais caldo se a sopa estiver demasiado grossa.

Para os cogumelos, aqueça o azeite numa frigideira grande. Junte os cogumelos fatiados e mexa por 2-3 minutos. Adicione as chalotas, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar 2 minutos. Regue com o vinho branco e deixe evaporar.

Deite a sopa em tigelas. Coloque uma colherada de cogumelos em cada um e polvilhe com cebolinho picado. Por último, deite um fio de azeite extra virgem (se usar) e sirva com pão torrado.


8 comentários:

  1. gosto muito do sabor do aipo nas sopas, dá sempre um travo especial.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. É tão verdade o que escreveste, ver o teu blog agora será sempre de uma maneira diferente já lhe vou conseguir associar uma cara o que é optimo, adorei conhecer-te tanto como adoro o teu blog e o que escreves nele. um beijo

    ResponderEliminar
  3. O Inverno numa tigela é algo que traz tudo de bom. Porque o Inverno imenso também pode ser indefeso e necessitar da protecção e calor das nossas casas. Como agradecimento brinda-nos com os fabulosos produtos da estação :)

    ResponderEliminar
  4. Suzana,

    Nem queiras saber a pena que eu tenho de ainda nao ter comida as castanhas assadas na rua. Por ca nao ha dessas coisas e as feitas no forno ou na panela em casa nao sao a mesma coisa. Amei a tua sopa e as lindissimas fotos que por momentos me transportaram a beira-mar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito da sugestão. As fotos ficaram excelentes.
    Beijinhos e Feliz Natal

    ResponderEliminar
  6. Suzana,

    esta sopa cola-se mesmo ao Inverno. Tem um aspeto delicioso e reconfortante. A receita dá vontade de ir para a cozinha experimentá-la. Tem tudo o que gosto: abóbora, castanhas, cogumelos e aipo. :-D

    Um beijinho,

    Paula

    ResponderEliminar
  7. Sabe tão bem o sol de Inverno, comida de forno aconchegante e a família e amigos reunidos à mesa :) sopa apetece sempre :) beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!