21.12.12

Vol-au-vent de alheira, amêndoa e cebolinho para um Natal Feliz

Vol-au-vent de alheira e cebolinho

Faz-se do melhor que os nossos corações tiverem. Amor. Paz. Alegria. Família. Como alguém dizia, o Natal é um estado de espírito e não uma data. Celebra-se ao sabor das sentimentos e não do calendário. Mas há um dia em Dezembro em que o pretexto se torna uma premonição. Põe-se a mesa e o melhor sorriso. Agradece-se a graça de podermos estar juntos. Trocamos memórias e gargalhadas. Invocamos os nossos mais queridos. Brindamos com o que houver.

É dia de bacalhau e sonhos, de tronco de Natal e casinhas de bolacha de gengibre. Há-de haver uma mesa cheia de tagarelas e gulosos, alguns comilões e um ou outro esquisito. Há-de haver boa comida e um vinho especial. Importa pouco pois vamos estar juntos.

Feliz Natal!

Natal_2012

Os aperitivos que cabem numa dentada são ideais para celebrações com muita gente. Gosto de fazer vol-au-vent porque são sempre sinal de festa e não dão muito trabalho.

Um vol-au-vent não é mais que uma pequena caixa de massa folhada que pode ser recheada. Podem ter tamanhos vários e são feitos cortando dois círculos iguais de massa folhada e fazendo um buraco num deles. A seguir cola-se o do buraco em cima do outro com clara de ovo e levam-se ao forno para cozer (passo-a-passo aqui). Podem ser recheados com quase tudo o que houver à mão. Hoje sugiro alheira, amêndoa e cebolinho.

Que as vossas festas sejam doces e felizes.

Vol-au-vent de alheira e cebolinho



Vol-au-vent de alheira, amêndoa e cebolinho

serve 10, como aperitivo

500 g massa folhada, de boa qualidade (preferencialmente biológica)
1 ovo, batido com uma colher de sopa de água
1 alheira de Mirandela (cerca de 200 g)
2 colheres (sopa) amêndoa tostada e picada
2 colheres (sopa) cebolinho, picado

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Pique a alheira e coloque numa assadeira. Leve ao forno 20 minutos ou até estar assada. Retire do forno, pele e esmague ligeiramente o interior da alheira. Misture a amêndoa e metade do cebolinho picado.

Estenda a massa folhada e corte círculos de massa. Em metade deles retire o interior cortando um orifício. Lembre-se que necessita de um número par. O tamanho depende do número de vols-au-vent que queira fazer. Pincele com ovo o rebordo dos círculos completos e coloque um com orifício por cima. Faça o mesmo até montar todos. Pincele com ovo todos os vols-au-vent. Leve ao forno por 15-20 minutos ou até estarem crescidos e dourados. Recheie com uma colher pequena e com o cuidado de não encher demasiado e polvilhe com o restante cebolinho picado. Sirva quente ou à temperatura ambiente. Os vols-au-vent são melhores no próprio dia.