4.1.13

Uma sopa de milho e camarão ou o elogio da esperança

Chowder

It's a new dawn, it's a new day, it's a new life... and I'm feeling good. É mais um ano que começa. Com sopa. Que as festas foram longas. Mesas fartas, sempre postas. Encontros e celebrações, a perder de vista. Horas esquecidas em volta do fogão e do forno. A tradição a tomar conta do menu. O de sempre, como nunca, com uma ou outra alteração. O conforto do conhecido, a partilha com a família. O Natal celebrado. A chegada do ano novo. O fim das festas. Dias normais.

Finalmente.

Apetece-me rumar para fora de pé. De barco, navegando por águas conhecidas. A pé, por caminhos nunca antes trilhados. O que nos trará o novo ano? Como folhas de chá no fundo de uma chávena. Quem se atreve a prever o futuro? Não eu e também não sei se quero. Dos desejos e das vontades, a esperança.

folhas no chão molhado

O elogio da esperança. Ficam desejos de saúde, paz e amor. Afinal, os únicos ingredientes essenciais para uma receita da vida de todos os dias bem sucedida. Das crises, da falta de confiança, do futuro negro fica apenas o inevitável. É que o pior de qualquer previsão é levar-nos a esperança de que o novo amanhecer, o novo dia (que Nina Simone canta) não seja uma nova vida. Melhor. Mais humana. Sempre com melhores intenções. Possa o vosso ano ser isso tudo.

A começar na mesa.

Esta é uma sopa para comer em dias frios. Preenche a minha necessidade de sabores diferentes dos que povoam a quadra que agora termina. Leite de coco, milho, camarão. Chamem-lhe chowder, sopa ou o que melhor vos parecer. Feliz Ano Novo!

Chowder



Sopa de milho e camarão

serve 4, como refeição

12 camarões grandes, descascados e sem a tripa
1 pimento vermelho, cortado em cubinhos
1 dente de alho, picadinho
1 cebola pequena, picada
1 colher (sopa) azeite
uma pitada de coentros em pó
1 colher (chá) gengibre fresco, ralado
750 ml caldo de legumes
200 ml leite de coco
200 g milho (se usar congelado, descongele completamente e lave)
coentros picados, para servir

Aqueça o azeite com o alho e a cebola. Adicione os coentros em pó e o gengibre. Junte o pimento e o milho (escorrido) e mexa durante 2 minutos. Cubra com o caldo de legumes e o leite de coco. Deixe levantar fervura. Junte os camarões e desligue o lume quando estes estiverem cozidos (2-3 minutos). Rectifique o sal e tempere com pimenta preta acabada de moer.

Sirva com bastantes coentros picados.