28.2.13

{Escolha do Provador} Coelho com ameixas

coelhocomameixas

Algum dia tinha de ser. O senhor cá de casa deixou por um momento o papel de ajudante de cozinha e cobaia culinária e assumiu a condução da panela. A receita de hoje é escolhida, confeccionada e aqui apresentada pelo Provador. E não, coelho continua a não fazer parte do meu cardápio. S*

Penso, logo existo. O axioma de René Descartes é desmultiplicável em diferentes variantes que transcendem a dimensão racional do sentido da existência. Vejo, cheiro, ouço, cozinho, saboreio, logo existo. Estas são as proposições que definem as cores, as palavras e os sabores que se encontram por estas páginas e que, desde uma certa tarde à beira rio, vou partilhando. Quase sempre provando e comendo. Frequentemente sugerindo. Algumas vezes, por necessidade ou requisito especial, tomando conta própria do tacho.

Ameixas secas // Pruneaux d'Agen

Os dias frios trazem-me à memória cores e aromas de campo. Assados de forno, guisados e estufados de lume brando que aquecem e retemperam. O tradicional coelho à caçador, sobretudo quando cozinhado pela mão sábia da minha mãe, é um desses pratos. No entanto, cá em casa, coelho é uma das carnes que geralmente não assume grande protagonismo culinário porque, segundo a dona da cozinha, é bicho muito parecido com um certo elemento da família. Portanto coelho, só se o provador assumir o papel principal e convencer a dona desta cozinha a provar uma receita de inspiração francesa. Bem, na realidade, esta é uma versão do chef britânico Rick Stein do programa de televisão French Odyssey, uma fascinante viagem pela cultura gastronómica francesa.

Bon appétit!

Cenouras e nabos // Carrots and Turnips




Coelho com ameixas {Lapin aux pruneaux}
Adaptado de uma receita de Rick Stein, French Odyssey

Serve 4, como prato principal

1 coelho cortado em pedaços (cerca de 1,5 kg)
Azeite (q.b.)
Farinha (q.b.)
2 cebolas grandes, em gomos
200 g de bacon, em cubos
2 talos de aipo
3-4 cenouras médias
250 g ameixas secas, descaroçadas
1 bouquet de ervas aromáticas (alecrim, tomilho e louro)
0,75 l de vinho tinto

Num tacho grande onde caibam todos os ingredientes, aloure o bacon e a cebola cortada em pedaços com a ajuda de uma ou duas colheres de azeite. Reserve a cebola e o bacon e introduza no mesmo tacho o coelho previamente temperado com um fio de azeite, sal e pimenta. Aloure a carne e polvilhe com um pouco de farinha. Quando a carne estiver selada introduza os restantes ingredientes – a cebola e o bacon previamente reservados, os talos de aipo e as cenouras cortadas em pedaços, as ameixas, o bouquet de ervas aromáticas e regue tudo com vinho tinto suficiente para cobrir. Deixe cozinhar em lume brando, pelo menos 2 horas. No final retire o coelho, os pedaços de cenoura e aipo e esmague ligeiramente algumas das ameixas para espessar e tornar o molho ainda mais doce. Sirva com puré de batata.