1.2.13

Panna cotta de chá preto e doce de leite

Panna cotta de chá preto e doce de leite // Black Tea Panna Cotta with Dulce de leche

O ritual do chá é secular e envolve conhecimento, tradição e muito respeito. Das três resta-me a última e o gosto cultivado por Invernos acompanhados de uma chávena sempre ao alcance da mão. Sei tão pouco sobre o assunto que chega a ser confrangedor. A diferença entre chá e infusão. Entre chá verde, chá preto, vermelho (rooibos) ou branco. Não sei nada sobre oxidação ou fermentação, sobre a planta do chá ou como fazer a chávena perfeita. Mas vou aprendendo. Lendo e provando. Kakuzo Okakura, n'O Livro do Chá, sustenta que o chá "é higiene, porque impõe limpeza, é economia, porque revela o conforto que existe na simplicidade, mais do que no que é elaborado e caro, é geometria moral na medida em que define o nosso sentido de proporção face ao universo". Fico com mais perguntas do que respostas. O que nesta coisa de aprender é um bom princípio.

Quando a it-tea me convidou a experimentar os seus chás comecei pelo que menos bebo. O chá preto. Eu que tradicionalmente sou pelo verde e que recentemente me viciei no rooibos resolvi saber mais sobre o chá preto. O seu alto teor de teína resulta do processo de fermentação e o aroma doce da oxidação a que é sujeito. Proveniente da mesma planta do chá verde, do chá oolong e do chá branco, o chá preto pode ser de diversos tipos e é cultivados em diferentes geografias.

Panna cotta de chá preto e doce de leite // Black Tea Panna Cotta with Dulce de leche Panna cotta de chá preto e doce de leite // Black Tea Panna Cotta with Dulce de leche

Como o chá preto pode ser tomado com leite e açúcar, a combinação numa panna cotta parece mais do que natural. Lacticínios, doce e um elemento que determina o sabor. Gosto da minha panna cotta pouco doce, com o molho a contrabalançar. É nesta mistura de sabores que reside o encanto. Aqui com o doce de leite, em proporções comedidas e ao gosto de cada um a fazer o papel e reforçar as tonalidades de beijes e castanhos.

São servidos?



Panna Cotta de chá preto e doce de leite

4 porções

200ml natas
200ml leite meio-gordo
75 ml chá preto forte (usei aromatizado com canela e maçã da it-tea)
3 folhas gelatina (cerca de 4 g em pó)
2 colheres (sopa) doce de leite + extra, para servir (usei já preparado da Nestlé)*

Coloque as folhas de gelatina numa taça com água fria. Aqueça as natas, leite e doce de leite numa tacho até ferver ligeiramente. Retire do lume. Escorra as folhas de gelatina, apertando-as entre as mãos. Adicione à mistura e mexa até dissolver. Junte o chá e mexa novamente.

Deite a mistura em taças pequenas (se quiser desenformar deve pincelar ligeiramente com óleo). Refrigere pelo menos 3 horas ou, de preferência, de um dia para o outro. Desenforme a panna cotta com o auxílio de uma faca (ou sirva nas taças). Deite 2 colheres de chá de doce de leite sobre cada uma e sirva com umas folhinhas de hortelã.

* O doce de leite pode ser feito em casa a partir de leite condensado. Coza a lata (sem abrir) na panela de pressão coberta de água durante cerca de 40-45 minutos. Deixe arrefecer completamente antes de abrir a lata.

--

Outras panna cottas:

Panna cotta de mirtilos e groselhas
Panna cotta de maracujá
Panna cotta com coulis de morangos
Panna cotta de chocolate
Panna cotta com gelatina de ruibarbo
Panna cotta de limão e morangos

18 comentários:

  1. A apresentação está linda, mas não me importava de ser eu a "estragá-la"! *

    ResponderEliminar
  2. a minha cunhada é que ia gostar, ela é fã de panna cotta.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Suzana eu se pudesse servia-me. Mas que linda pannacotta de ficar a babar.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  4. Achei que ficou uma sobremesa linda! Ficou com um aspecto delicioso...

    ResponderEliminar
  5. servidissima. O livro do chá é absolutamente inspirador e deixa-nos de facto com catadupas de perguntas. Por cá o chá é um vício. Todos os dias ao almoço tenho por companhia uma bela e fumegante chávena, quer seja verão ou inverno. E uma panna cotta com doçura equilibrada soa-me como algo perfeito :)

    ResponderEliminar
  6. Chá e panna cotta... huummm que delícia!
    Beijo e bom fds!
    Babette

    ResponderEliminar
  7. Ai que maravilha adorei! Que combinação perfeita deve ter ficado uma perfeição. um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Sou servida com certeza. O chá é das minhas bebidas favoritas, logo aqui torna a combinação perfeita.
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Estava a ler a receita para a fazer mas estou um pouco confusa. Onde é que entra o chá na receita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Tem toda a razão! O chá deve ser adicionado depois das folhas de gelatina e quando estas já estiverem dissolvidas na mistura. Já corrigi a receita. Obrigada pela chamada de atenção. :)

      Eliminar
    2. Olá Suzana, infelizmente vi a sua mensagem depois de fazer a Panna Cotta assim mesmo, sem o chá. Mas, apesar disso, ficou maravilhoso e fez um enorme sucesso junto aos meus convidados! Obrigada!
      Agora tenho que experimentar com o chá para perceber qual a diferença que o chá faz na receita! :)

      Eliminar
    3. Olá,

      Ainda bem que correu bem apesar dos obstáculos. ;)

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!