1.2.13

Panna cotta de chá preto e doce de leite

Panna cotta de chá preto e doce de leite // Black Tea Panna Cotta with Dulce de leche

O ritual do chá é secular e envolve conhecimento, tradição e muito respeito. Das três resta-me a última e o gosto cultivado por Invernos acompanhados de uma chávena sempre ao alcance da mão. Sei tão pouco sobre o assunto que chega a ser confrangedor. A diferença entre chá e infusão. Entre chá verde, chá preto, vermelho (rooibos) ou branco. Não sei nada sobre oxidação ou fermentação, sobre a planta do chá ou como fazer a chávena perfeita. Mas vou aprendendo. Lendo e provando. Kakuzo Okakura, n'O Livro do Chá, sustenta que o chá "é higiene, porque impõe limpeza, é economia, porque revela o conforto que existe na simplicidade, mais do que no que é elaborado e caro, é geometria moral na medida em que define o nosso sentido de proporção face ao universo". Fico com mais perguntas do que respostas. O que nesta coisa de aprender é um bom princípio.

Quando a it-tea me convidou a experimentar os seus chás comecei pelo que menos bebo. O chá preto. Eu que tradicionalmente sou pelo verde e que recentemente me viciei no rooibos resolvi saber mais sobre o chá preto. O seu alto teor de teína resulta do processo de fermentação e o aroma doce da oxidação a que é sujeito. Proveniente da mesma planta do chá verde, do chá oolong e do chá branco, o chá preto pode ser de diversos tipos e é cultivados em diferentes geografias.

Panna cotta de chá preto e doce de leite // Black Tea Panna Cotta with Dulce de leche Panna cotta de chá preto e doce de leite // Black Tea Panna Cotta with Dulce de leche

Como o chá preto pode ser tomado com leite e açúcar, a combinação numa panna cotta parece mais do que natural. Lacticínios, doce e um elemento que determina o sabor. Gosto da minha panna cotta pouco doce, com o molho a contrabalançar. É nesta mistura de sabores que reside o encanto. Aqui com o doce de leite, em proporções comedidas e ao gosto de cada um a fazer o papel e reforçar as tonalidades de beijes e castanhos.

São servidos?



Panna Cotta de chá preto e doce de leite

4 porções

200ml natas
200ml leite meio-gordo
75 ml chá preto forte (usei aromatizado com canela e maçã da it-tea)
3 folhas gelatina (cerca de 4 g em pó)
2 colheres (sopa) doce de leite + extra, para servir (usei já preparado da Nestlé)*

Coloque as folhas de gelatina numa taça com água fria. Aqueça as natas, leite e doce de leite numa tacho até ferver ligeiramente. Retire do lume. Escorra as folhas de gelatina, apertando-as entre as mãos. Adicione à mistura e mexa até dissolver. Junte o chá e mexa novamente.

Deite a mistura em taças pequenas (se quiser desenformar deve pincelar ligeiramente com óleo). Refrigere pelo menos 3 horas ou, de preferência, de um dia para o outro. Desenforme a panna cotta com o auxílio de uma faca (ou sirva nas taças). Deite 2 colheres de chá de doce de leite sobre cada uma e sirva com umas folhinhas de hortelã.

* O doce de leite pode ser feito em casa a partir de leite condensado. Coza a lata (sem abrir) na panela de pressão coberta de água durante cerca de 40-45 minutos. Deixe arrefecer completamente antes de abrir a lata.

--

Outras panna cottas:

Panna cotta de mirtilos e groselhas
Panna cotta de maracujá
Panna cotta com coulis de morangos
Panna cotta de chocolate
Panna cotta com gelatina de ruibarbo
Panna cotta de limão e morangos