18.3.13

Camarão, tofu e folhas de chá verde para uma celebração

Camarão, tofu e chá verde

As histórias que os pratos contam têm nos ingredientes, nas técnicas, nos aromas, nas texturas e nos sabores as palavras que compõem frases de alegria e satisfação, vindas da boca (às vezes ainda cheia) dos comensais. Comemoram-se datas em que acontece ou aconteceu algo memorável, como pretexto para encontrar a família e os amigos. Na vertigem da vida apressada de sempre, encontram-se razões para parar um pouco e gozar a companhia. Se há um dia do pai é todos os dias. Mas se há uma vontade de celebrar, que seja feita de atenção, do tempo que quase sempre nos escapa e de boa comida.

É que de estômago vazio não há coração que se console!

Mais do que lembrar em dias marcados o que realmente importa todos os dias, vale a pena parar de vez em quando e partilhar apenas um pouco do quotidiano. Puxar uma cadeira e fazer tempo para um par de horas à mesa com as pessoas de que gostamos é o modo último de celebração. Para mim fica completo se for eu cozinhar e se houver conversa e gargalhadas. Quando se tem uma família espalhada de Sul a Norte, são momentos sempre muito aguardados.

Chá verde it by Jugais // Green Tea it by Jugais Camarão, tofu e chá verde

Porque os pretextos para experimentar com novos sabores e sair da zona de conforto são bem-vindos, fiquei a pensar na proposta da it-tea by Jugais: um prato principal de carne ou peixe com chá para comemorar o dia do pai. E do desejo de usar chá verde, nasceu uma viagem de sabores asiáticos, com ingredientes locais e um wok por companhia.

A combinação de camarão e folhas de chá verde conta uma história que remonta à China, onde o prato é ainda hoje um clássico. A lenda diz que o chef do Imperador terá deixado cair algumas folhas de chá verde por engano enquanto refogava camarão e os sabores causaram sensação. Das diferentes receitas que encontrei, retenho de uma receita de Loose Leaf Daily onde se junta laranja e molho de soja. Porque havia tofu para gastar e o camarão não era muito, decido juntá-lo também.



Camarão, tofu e chá verde

Camarão, tofu e folhas de chá verde

serve 4, como refeição

1 colher (chá) chá verde (usei it by Jugais)
200 ml água
12 camarões grandes
125 g tofu, em cubos pequenos
1 pimento vermelho, em tiras pequenas
1 dente de alho, picado finamente
1 cm gengibre fresco, ralado
1 colher (sopa) óleo amendoim
1 colher (sopa) óleo sésamo
1 colher (sopa) vinho doce (usei Porto branco)
1 colher (chá) amido de milho (maizena)
2 colheres (sopa) caldo de legumes ou frango
2 cebolinhas, parte verde e branca, picadas
pimenta branca
½ colher (chá) folhas de chá verde (usei it by Jugais)

Faça o chá e reserve.

Descasque os camarões, mantendo a cabeça e a cauda. Faça um corte no dorso de cada camarão (da cabeça até à cauda e retire a veia escura. Lave e seque com papel de cozinha. Tempere com sal e pimenta branca. Numa tigela pequena, dilua o amido de milho com o caldo e misture o vinho doce.

Coloque o óleo de amendoim e o óleo de sésamo num wok e aqueça. Junte o gengibre ralado e o tofu. Deixe cozinhar 2-3 minutos ou até começar a ficar dourado. Junte o pimento vermelho e o alho e mexa para não queimar durante 2 minutos. Junte o camarão, as cebolinhas picadas e as folhas de chá verde. Cozinhe apenas durante 1 minuto e deite os líquidos, tendo o cuidado de manter o lume alto. Deixe evaporar o álcool e o molho engrossar ligeiramente (1 minuto).

Sirva com arroz cozido ao vapor.

--
veja também:

Panna cotta de chá preto e doce de leite