23.4.13

Sopa de espargos e ovo escalfado

Sopa de espargos

Uma tigela de sopa verde, um raio de luz e uma ode à Primavera. Tivesse o céu outro azul e o sol menos fulgor e não passaria de uma tentativa. Novos começos. Pudesse eu trocar por outro qualquer manjar e não o faria. Trago todos os aromas da nova estação e uma cornucópia de emoções. A felicidade é, afinal, comida à colher.

Os espargos são sinónimo de dias luminosos.

Quando no mercado as bancas se enchem de produtos da nova estação, essa é a altura em que sei que ela chegou. Que a Primavera já não é uma promessa esquecida num calendário. É quando se materializa em morangos doces, espargos tenros e favas e ervilhas frescas que se torna realidade.

Origem - cozinha saudável Sopa de espargos

De todas as cores que fazem a Primavera, o verde é quem mais ordena. São os espargos, compridos e finos, que me cruzam o caminho. Um molho inteiro e tantos planos. Um monte de pés fibrosos a gritar por mim. E uma sopa verde que não me sai da ideia.

Foi assim o aproveitamento do primeiro molho de espargos do ano. Com ovo escalfado e a cor quente da pimenta d'Espelette para um almoço rápido.

Piment d'Espelette



Sopa de espargos e ovo escalfado

serve 4, como refeição

200 g espargos (sem os topos), cortados
1 alho francês grande, picado grosseiramente
1 cebola média, picada
1 dente de alho, picado
2 batatas médias, em cubos
2 colheres sopa azeite
800-900 ml caldo de legumes

4 ovos frescos
1 colher sopa vinagre vinho branco
pimenta d'Espelette (opcional)
azeite virgem extra, para servir
8 fatias de baguette

Aqueça o azeite numa panela, junte o alho, a cebola e o alho francês e deixe cozinhar em lume fraco até a cebola começar a amolecer (3 minutos). Adicione as batatas. Cubra com o caldo e deixe cozer, tapado, 8 minutos. Adicione os espargos e cozinhe mais 2-3 minutos. Reduza a puré com a varinha mágica. Rectifique o sal e junte mais caldo, se necessário.

Numa panela à parte, ferva água. Reduza o lume até obter um borbulhar contínuo. Junte o vinagre. Parta o ovo numa tigela. Com o cabo de uma colher de pau mexa a água para produzir um pequeno remoinho, no qual deve introduzir o ovo com cuidado. Deixe cozer cerca de 3 minutos. Retire com uma escumadeira e coloque num prato com papel absorvente. Tempere com flor de sal. Repita para os outros ovos.

Torre 8 fatias de baguette. Sirva a sopa em tigelas largas. Coloque um ovo escalfado em cada prato e 2 fatias de pão torrado. Tempere com a pimenta d'Espelette (se usar) e um fio de azeite.


--
outras sopas:
Sopa Indiana de couve-flor e especiarias
Sopa de alho francês e curgete
Sopa cremosa de favas com ovo escalfado

9 comentários:

  1. Adoro sopa de espargos. Uso selvagens porque vivo numa aldeia e quando vou passear pelo campo divirto-me a apanhá-los. Nunca experimentei a fazer com ovos. Mas, vou aproveitar esta ideia!

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade que o verde é que mais ordena. Este fim de semana fomos até à serra do soajo e os campos verdejantes eram balsamo para os olhos citadinos. Não há nada espraiar o olhar até o verde da erva beijar o azul do céu :)

    E claro, voltar ao conforto da nossa casa e aos sabores de uma boa sopa de espargos. Com ovo escalfado, como quem diz o sol que brilha sobre aquele verde imenso!

    ResponderEliminar
  3. a minha sopa preferida e o ovo escalfado é a cereja no topo do bolo!

    ResponderEliminar
  4. Que sopa tão original, gostei muito.
    Kiss, Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar
  5. amo sopas.. e está parece super cremosa, como eu gosto..
    beijo alecrim

    ResponderEliminar
  6. Como a sopa cá de casa é feita a pensar nos miúdos, normalmente vou pelos sabores mais comuns e esqueço-me de que há tanto por onde variar... adorei a sugestão :)
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  7. Já temos os espargos... só falta mesmo a Primavera ficar de vez ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  8. Os espargos tem cor de primavera :)
    Que parece agora ter chegado a sério!
    Adoro a sugestão da sopa e as fotos, abrem o apetite.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Verde é esperança, assim como é a Primavera. Um prato de sopa é tão convidativo e aconchegante para as noites que ainda são frescas :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!