17.4.13

Terrine fria de batata e salmão para um encontro de amigos

Terrine fria de batata e salmão

Chega o sol e a vontade de comida fria. Partilhada em torno da mesa, com dois dedos de conversa e um copo de vinho. Das alegrias da vida, a simples e velha fórmula de reunir pessoas especiais a pretexto de as alimentar é talvez das mais recompensadoras. Ganha-se em sorrisos e gargalhadas, em abraços e tagarelice. Sem esquecer os estômagos consolados.

Esta terrine fria é uma solução fácil. Pode ser preparada na véspera, deixada no frio quase até à hora de ser servida e reúne sempre olhares curiosos com as suas camadas de amarelo, rosa, verde, amarelo... De tradição Francesa, é o recipiente que dá nome e forma a pratos muito diferentes, como patés e gelatinas salgadas. Aqui trata-se apenas de uma combinação simples de batata e salmão.

De todos os alimentos, a batata é talvez a mais incompreendida. Destinada a acabar em sopa ou puré, sem direito a ser ingrediente principal. É o eterno acompanhamento. Originária da América do Sul, chega com as Descobertas pelas mão dos Espanhóis para assumir importância na nossa mesa. Já não vivemos sem ela. Só falta darmos-lhe a devida importância.

batatas // potatoes Terrine fria de batata e salmão

O que fazer para um encontro simples entre amigos? O desafio chega em forma de Batata - um mundo de sabor. Não há melhor proposta que um convite para juntar à mesa pessoas de quem se gosta à volta da comida. A minha única exigência é que possa ser preparado com antecedência e ninguém se esqueça do que comeu. Pelo menos até ao encontro seguinte. Que é como quem diz, tem de ser delicioso e bonito.

A minha terrine fria de batata e salmão não leva gelatina, nem nada que agregue as camadas, para além de umas pinceladas de azeite e alguma pressão. Corta-se em fatias, mais ou menos escangalhadas, e serve-se com agrião e um vinagrete. Pode duplicar-se a receita em função do número de convidados. É garantia de amigos para sempre.



Terrine fria de batata e salmão

serve 4-6 (dependendo do tamanho da fatia), como entrada

3 batatas médias (cerca de 250g)
400 g espinafres frescos
1 dente de alho, picado finamente
1 colher (sopa) azeite + extra para pincelar
uma pitada de noz-moscada
250 g salmão
250 ml caldo de legumes
1 folha de louro
3 grãos de pimenta rosa (ou outra, a gosto)
1 cebola pequena, em rodelas
pimenta preta moída na altura

Coloque o salmão sobre as rodelas de cebola num tacho pequeno. Cubra com o caldo e junte a folha de louro e os grãos de pimenta. Tempere com sal. Coza o peixe por 5 minutos. Deixe arrefecer e desfaça ligeiramente em lascas. Reserve. Coza as batatas inteiras em água com sal até estarem tenras mas sem perderem a forma (8 minutos). Escorra, deixe arrefecer completamente e corte em fatias finas.

Salteie os espinafres numa frigideira larga com uma colher de azeite e o alho picado, até estarem cozinhados. Tempere com sal e uma pitada de noz-moscada. Deixe arrefecer ligeiramente. Quando puder manuseá-los, aperte entre os dedos. Escorra o máximo de água que puder e pique grosseiramente. Deixe arrefecer e acrescente as cebolinhas picadas, a raspa de limão e o cebolinho.

Monte a terrine. Numa forma rectangular (ou numa forma de pão, se fizer a receita a dobrar), pincele o fundo e os lados com azeite. Faça uma camada fina de batata, sobrepondo ligeiramente as fatias. Pincele com azeite e tempere com pimenta preta moída na altura. A seguir, coloque metade das lascas de salmão sobre a batata e pressione um pouco com as costas de uma colher. Faça o mesmo com metade dos espinafres. Repita as três camadas. Termine com uma camada de batata. Leve ao frio de um dia para o outro. Retire 20 minutos antes de servir.

Sirva em fatias (retire com duas espátulas) e acompanhe com salada de agrião e um molho vinagrete.

para o vinagrete de salsa e limão:
3 colheres sopa azeite extra-virgem
1 colher sopa sumo de limão
2 pés de salsa (só as folhas), em juliana fininha

Coloque todos os ingredientes do molho num frasco com tampa hermética. Agite até emulsionar.

nota: as fatias da terrine não ficam coladas pelo irão desmanchar-se. Se quiser garantir que ficam intactas e são mais fáceis de cortar pode juntar gelatina. Misture 1 colher (sopa) gelatina em pó a 300 ml caldo de legumes ainda quente (mas fora do lume). Vá deitando um pouco desta mistura entre cada camada e no final verta o restante.

--
{ outras receitas com batata }
Bolinhos de batata e salmão
Salada de batata e favas com queijo de cabra e bacon