27.5.13

{almoço de semana} Salada verde, queijo halloumi e sementes de sésamo

Salada verde com queijo halloumi e sésamo

Quando surgem as primeiras alfaces e os primeiros tomates, ainda pequeninos, é altura de mudar da sopa para a salada no meu menu de almoço. Por muito que a temperatura convide ainda ao conforto da sopa, ultimamente tenho enchido a minha tigela com as folhas verdes da Maria José. O melhor de poder comer legumes e vegetais de primeira qualidade é que (quase) sozinhos fazem a festa. Para gáudio da comensal solitária.

Uma tigela grande. Folhas verdes e roxas de alface, mizuna, rúcula e agrião. Uns mini tomates-chucha e o resto de uma embalagem de queijo halloumi. Uma colherada de sementes de sésamo a aquecer na frigideira. Eu não sei se o que trago hoje se qualifica como uma receita... É feito num piscar de olhos, com o cérebro a mil, ocupado a processar longe da cozinha. E comido entre goles de sumo de laranja e chá com o garfo numa mão e a tigela na outra.

Este é um dos meus almoços de semana favoritos.

Herdade do Freixo do Meio Salada verde com queijo halloumi e sésamo



Salada verde, queijo halloumi e sementes de sésamo

serve 1, como refeição

100 g queijo halloumi, em fatias (cerca de 3)
1 colher (chá) sementes de sésamo
azeite, para pincelar o queijo
5-8 tomates-chucha, cortados ao meio
folhas de salada (alface, mizuna, rúcula e agrião)
azeite virgem extra (num pulverizador) e vinagre de framboesa

Aqueça uma frigideira anti-aderente pequena. Toste as sementes de sésamo, sem deixar queimar. Retire da frigideira para uma tigela e reserve. Pincele as fatias de queijo halloumi com azeite e grelhe 2 minutos de cada lado. Disponha as folhas da salada numa tigela grande. Junte os tomates. Tempere com azeite virgem extra e vinagre de framboesa. Sirva com o queijo grelhado em cima e polvilhe com as sementes de sésamo.